Nota sobre ataques ao Serviço Social da Previdência mediante a Portaria n°.1125

Os servidores do INSS repudiam o descumprimento do Acordo de Greve com a publicação da Portaria DIRBEN/INSS n.1125, que fere as ações do Serviço Social e o acordo de greve firmado e oficializado através da Portaria nº 1.451, de 31 de maio de 2022, que tiveram como conquista a deliberação de 5 avaliações sociais diárias, buscando a qualidade do atendimento e evitando o adoecimento da categoria.

A Portaria impõe o acréscimo de mais uma avaliação social na agenda para a compensação da pontuação, desconsiderando o referido acordo para aqueles profissionais que aderiram à pactuação de 6h + 1,22 pontos complementares. Destacamos que foi estabelecido que todos os assuntos referentes aos serviços previdenciários teriam que ser apresentados e discutidos no comitê dos serviços previdenciários, para apreciação e deliberação, com a participação dos representantes da categoria e das entidades referendadas pelos servidores.

Consideramos que este fluxo não foi respeitado e interfere diretamente no processo de trabalho do Serviço Social. Esta Portaria restringe as atividades do Serviço Social somente às avaliações sociais em detrimento às demais atividades, conforme o Manual Técnico do Serviço Social.

O serviço de “Socialização de Informações” e “Assessoria à Rede Sócio-Assistencial” são de grande importância, uma vez que as plataformas digitais excluem grande parte da população do conhecimento e acesso aos benefícios, sendo uma reivindicação constante do retorno dessas atividades por parte do Serviço Social do INSS e da Rede Sócio-Assistencial junto à Gestão.

Exigimos a imediata revogação desta medida, visto tratar-se de um verdadeiro ataque aos servidores e servidoras do Serviço Social do INSS e que qualquer alteração no regime de trabalho e metas sejam remetidas ao Comitê específico, conforme o acordo firmado. Os problemas do INSS devem ser resolvidos com seriedade e respeito àqueles que trabalham, materializam e resolvem as demandas da população.

Acesse o documento aqui.

follow: