Outubro Rosa e sua Importância

O Outubro Rosa é um movimento de nível mundial em que ações que visam à prevenção e à conscientização sobre o câncer de mama são preconizadas através do incentivo ao diagnóstico precoce da patologia. A ação que teve início nos Estados Unidos, ganhou repercussão mundial como uma forma alertar a população da importância do seu diagnóstico precoce, visto a elevada taxa de mortalidade pela doença.  O símbolo da campanha é um laço rosa, sendo utilizado pela primeira vez na corrida pela cura do câncer de mama em 1990.

Em 2002 a iniciativa chegou ao Brasil com a iluminação rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo e em 2008 ganhou força, alcançando várias cidades do país com a iluminação rosa e o laço simbolizando a luta. Desde então órgãos públicos, entidades, empresas, entre outras organizações têm apoiado esta luta através do apelo à prevenção.

O câncer de mama é a principal causa de morte nas mulheres em todo o mundo de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). E a idade é um fator de risco importante. Desta forma, mulheres acima dos 50 anos precisam ter cuidado redobrado para identificar qualquer alteração suspeita no seu corpo, mas não se confunda: mulheres mais jovens também são alvo da patologia. Contudo, o câncer de mama não atinge somente mulheres, mas pode acometer homens também. A prevenção está no simples gesto de fazer o autoexame das mamas, e na mamografia junto à rede de saúde pública.

Nós da Secretaria de Saúde do Trabalhador do Sindisprev RS entendemos a relevância da temática e acreditamos na importância do olhar atento e vigilante no cuidado à saúde de milhões de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. Por isso,  gostaríamos de incentivar você a se olhar e fazer o autoexame para que juntos todas e todos possamos vencer esta luta contra o câncer de mama.

Se você tiver interesse em conhecer mais sobre esta luta, recomendamos que acesse a página do IMAMA – Instituto da Mama do RS no link:https://imama.org.br/