51 3284-1800

SindisprevRS OF

Plano de Ação 2016: PDCA – Planejar – Executar – Verificar – Agir

COMPARTILHE:

PDCA – Planejar – Executar – Verificar – Agir – pela melhoria contínua e apropriação dos processos de trabalho, conquista da unidade dos trabalhadores na greve!

O Plano de Ação do INSS é um instrumento pelo qual a Direção Central, Superintendências Regionais, Gerências Executivas e Agências da Previdência Social pactuam e definem as metas a serem executadas e atingidas por todos os servidores do INSS no seu respectivo ano.

Em 2015, após longa e vitoriosa greve, os servidores do INSS garantiram na luta a sua efetiva participação na elaboração e propositura das metas, que deverão ser alcançadas no ano de 2016, dentro das seguintes premissas¹:

 a) garantia de efetiva participação de todos os servidores na construção, proposição e execução do Plano de Ação; 

b) garantia de realização de reuniões mensais nas Agências, assegurada a participação efetiva de todos os servidores, em data reservada para tal fim. O cronograma dessas reuniões terá ampla e antecipada divulgação; 

c) garantia de realização de reuniões trimestrais de avaliação do Plano de Ação entre GEX/APS, SR/GEX e AC/SR; 

d) garantia de capacitação contínua de todos os servidores; 

e) valorização de todos os servidores pelos conhecimentos e habilidades adquiridas; 

f) valorização da equipe de gestores e formação contínua em gestão; 

g) valorização da realidade local; 

h) priorização de metas com foco no cidadão, missão e visão de futuro da Instituição; 

i) foco na melhoria das condições de trabalho (sistema, infraestrutura, e outros recursos) como meio de aperfeiçoar os serviços prestados à população; 

j) garantia de ambiente e organização de trabalho saudáveis e seguros para os servidores; 

k) promoção da comunicação eficaz entre os níveis de gestão e servidores, disseminando boas práticas; 

l) disseminação da cultura de Planejamento na Instituição; 

m) compromisso com a fidelidade entre os resultados alcançados e a capacidade operacional das unidades, garantindo a autonomia da gestão e a readequação no provimento de recursos frente às demandas não previstas; 

n) aperfeiçoamento do processo de negociação através da integração entre as áreas; 

o) observação dos critérios de responsabilidade socioambiental; e 

p) orientação pelos princípios do ciclo do PDCA (Planejar – Executar – Verificar – Agir) e pela melhoria contínua dos processos de trabalho

 

Neste sentido, o SindisprevRS orienta a todos os servidores do INSS, que providenciem junto às suas chefias o fechamento da sua unidade em dia e hora previamente definidos para a realização da reunião mensal do plano de ação e preposição de metas, que passa a ser obrigatória e é um dos indicadores, bem como, já se estabeleça um calendário mensal das próximas reuniões para avaliação da unidade. Lembramos que é indispensável a presença de todos os servidores nos termos do art. 8º e seus parágrafos bem como a alínea a) e b) do item 1.1 do anexo da Resolução PRES/INSS 528/2016. A reunião deverá ser de porta fechada, viabilizando a presença de todos.

 Metodologia e propositura de metas

Metas nada mais são do que indicadores que servem para nos guiar a um objetivo final. As metas a serem estipuladas neste primeiro ciclo de avaliação deverão ser fiéis e refletir a realidade de cada local, observando as peculiaridades de cada região nos processos de trabalho. Para a propositura de metas devem ser observados os fatores externos (vide premissas) como capacidade de atendimento da unidade, número de servidores e capacidade e habilidade dos mesmos, treinamento, capacitação das chefias, comunicação, sistemas, férias, demandas logísticas e prediais, etc., que podem interferir positiva ou negativamente nos números. No item 1.2 do Anexo da Resolução 528/2016 consta alguns fatores que devem ser levados em consideração, mas não são os únicos, lembrando que qualquer fato que impacte no atendimento a na atividade fim da unidade deve ser levado em consideração para a propositura e avaliação das metas.

 *Os valores de referência devem ser obtidos no www.planodeacao, servem como balizadores, não usar os valores pactuados, mas sim os realizados pela unidade, no período de 2014 a 2015.

*Após o lançamento dos indicadores no sistema, os servidores devem acompanhar o seu aceite ou não, em caso de recusa por parte da GEX devem refazer a discussão com o acompanhamento do sindicato que devera ser comunicado. 

*Em caso de dúvidas sobre qualquer aspecto orientamos os servidores que entrem em contato com o SindisprevRS para esclarecimentos antes da pactuação das metas.

 Abaixo, seguem os anexos com o Plano de Ação e a Resolução.

LUTAR, LUTAR, LUTAR!

SÓ A LUTA MUDA A VIDA

SindisprevRS

Anexos

Plano de … (1).pdf
Resolução…Ação.pdf

CONTEÚDOS