Plenária da Fenasps delibera pela greve na Seguridade Social a partir de 20 de junho

Reunidos na Plenária Nacional da Fenasps desse sábado, 16, trabalhadores da Seguridade Social de todo o país deliberaram greve no setor a partir de 20 de junho. Ainda no calendário de lutas definido pela Plenária, na semana de 18 a 22 de junho será organizada mobilização nos Núcleos Estaduais de Saúde.

Ceará e Distrito Federal já estão em greve

Os trabalhadores mobilizados do Ceará e do Distrito Federal já paralisaram as atividades nesta segunda, 18. Em Brasília, o prédio sede do Ministério da Saúde, bem como o prédio anexo, amanheceram fechados. Durante o piquete os trabalhadores do DF serviram café da manhã.

Orientação da Fenasps

A Fenasps orienta a todos os sindicatos estaduais para que realizem assembleias, mobilizando para a greve que começa nacionalmente no dia 20, quarta-feira. Abaixo, acompanhe as orientações e o calendário.

1.  Orientar os  trabalhadores e  trabalhadoras da Seguridade Social  (Previdência, Saúde e Trabalho), em  todo país, a  realizar assembleias para DEFLAGRAR GREVE em conjunto com os servidores públicos federais, a partir do dia 20/06;

2.  Dar  continuidade  ao  processo  de  mobilização  na  Seguridade  Social,  nos  estados,  com assembleias e atividades concentradas nos núcleos do Ministério da Saúde   entre os  dias 18 a 22/06 – rumo a construção da greve nacional;
3.  Convocar  Encontro Nacional do Seguro Social/INSS dia 30/06;
4.  Convocar Plenária Nacional Extraordinária dia  1º/07;
5.  Instalação dos Comandos Nacional e Estadual de Mobilização e Greve da Seguridade Social, a partir do dia 25/06, Reunião do Comando Nacional com a representação dos Estados, para avaliação da greve, no dia 30/06 – em Brasília;

6.  Indicar  dia  12  de  julho-  DIA  NACIONAL  DE  LUTA  com  atividades  nos  Núcleos Estaduais, unificado com os servidores estaduais e municipais;

7.  Que  os  estados,  em  especial  São  Paulo,  participe  do  ato  Público  que  será  realizado  pela Faculdade de Direito da USP dia 25/06, tendo como pauta o DIREITO DE GREVE;
8.  Que  todos os estados  se  empenhem  para eleger os  candidatos da FENASPS na eleição da GEAP: INSS (CONDEL e CONFIS) e Ministério da Saúde (CONDEL);

9.  Indicar  a  participação  de  representantes  da  Fenasps  na  audiência  Pública,  dia  28/06,  no plenário nº 12 do anexo II da Camará dos Deputados, que discutirá Custeio da GEAP;

10. Dar  continuidade  à  luta  em  Defesa  dos  Serviços  Públicos  e  contra  o  fechamento  e privatização dos órgãos de Saúde;

11. Indicar a realização de assembleias da ANVISA nos estados de 18 a 25/06;

12. Convocar o Encontro Nacional do Devisa-Fenasps para dia 27/06 – em Brasília;

13. Que  na  audiência  entre  representantes  do  MPOG  e  Devisa,  dia  28/06,  seja  garantida  a participação da assessoria jurídica da FENASPS;

14. Indicar aos estados a participação no ato unificado dos Servidores das Agências Reguladoras da  ANVISA,  no  dia  28/06,  em  frente  ao MPOG,  durante  a  mesa  de  negociação  com  as entidades nacionais;

15. Realização  de  Plenária  Nacional  das  entidades  das  agências  reguladoras/ANVISA,  no  dia 29/06, com participação da DEN-Fenasps;

16. Que  sejam  realizadas,  a  partir  do  dia  03/07,  assembleias  estaduais  do  DEVISA  para avaliação das propostas e encaminhamentos;

17. Indicar  realização  de  atividade  da  Seguridade  Social  (Previdência,  Saúde  e  Trabalho),  em Brasília, no período de 12 a 15 de julho;

18. Realizar  Seminário  Nacional  sobre  Conjuntura  Nacional  e  Internacional,  com  data  a  ser definida;

19. Realizar Seminário Nacional sobre o Estatuto da GEAP, em julho – data a definir;

CALENDÁRIO DE LUTA:

  20/06 – Início da GREVE na Seguridade Social ( Previdência, Saúde e Trabalho);

  Entre os dias 18 a 22/06 – Assembleias e atividades concentradas nos núcleos do Ministério da Saúde;

  18 a 25/06 – Indicativo de assembleias da ANVISA – nos estados;

  25/06 – Instalação dos Comandos Nacional e Estadual de Greve da Seguridade Social;

  26/06 – Ato Publico, em SP, realizado pela USP. Pauta: DIREITO DE GREVE;

  27/06 – Encontro Nacional do Devisa-Fenasps – em Brasília;

  27 e 28/06 – Eleições/GEAP – INSS (CONDEL e CONFIS) e Ministério da Saúde

(CONDEL);

  28/06 – Audiência entre representantes do MPOG e Devisa-Fenasps com a participação da

assessoria jurídica/Fenasps;

  28/06 – Ato unificado dos Servidores das Agências Reguladoras da ANVISA, em frente ao MPOG;

  28/06 – Audiência Pública na Câmara dos Deputados. Pauta: Custeio da GEAP;

  30/06 – Reunião do Comando Nacional de Greve da Seguridade Social;

  30/06 – Encontro Nacional do Seguro Social/INSS;

  1º/07 – Plenária Nacional Extraordinária;

  A partir do dia 03/07 – Assembleias Estaduais do DEVISA-Fenasps;

  12/07 – Indicativo: DIA NACIONAL DE LUTA com atividades nos Núcleos Estaduais, unificado com os servidores estaduais e municipais;

  12 a 15 de julho –  Indicativo de atividade da Seguridade Social (Previdência, Saúde e Trabalho), em Brasília.

Brasília, 18 de junho de 2012

Plantão/FENASPS