Plenária Nacional – Categoria decide por “Operação Padrão”

Brasília – A Plenária Nacional da FENASPS, realizada no último sábado (12), fez uma avaliação da proposta apresentada pelo governo para os trabalhadores da Carreira do Seguro Social. A Plenária entendeu que a proposta apresenta uma série de problemas, mas é um avanço em relação às primeiras apresentadas e rejeitadas pela categoria. Também foi aprovado um calendário de mobilização para pressionar o governo, de forma que as negociações prossigam a partir da proposta apresentada, levando em consideração as questões levantadas pela categoria.

Na prática, a Plenária Nacional decidiu pelo início imediato da Operação Padrão, em todo o INSS. Os parâmetros dessa atividade estão sendo elaborados pelo Comando Nacional de Mobilização/ Plantão DEN/FENASPS e, serão enviados aos sindicatos estaduais como uma orientação geral respeitando as particularidades regionais.

Ao mesmo tempo, foi mantido o indicativo para cinco de agosto de greve por tempo indeterminado, para ser discutido nos Estado e a realização de uma nova Plenária Nacional no próximo dia 27.

O relatório completo da Plenária estará à disposição no site do SINDISPREV-RS, tão logo seja recebido de Brasília. Nele constarão as deliberações adotadas para a greve da ANVISA, bem como para a Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST), em torno das emendas apresentadas à MP 431 e, a pauta de reivindicações que será protocolada no MS, MTE e MPS.

A FENASPS apresentou os seguintes questionamentos aos problemas abaixo e aguarda uma reposta por parte do governo desde o dia 8 deste mês.

Os problemas:

O valor da Gratificação Produtivista que hoje representa aproximadamente 25% do total da remuneração dos servidores passa próximo de 70% da remuneração em 2011. Com isso, aumenta o risco de redução salarial em função das metas que virão a ser estabelecidas pelo governo.

As tabelas foram esticadas até 2011, com jornada de 40 horas e redução de salário para quem vier a optar em 2009 pela jornada de 30 horas e, que o governo apresente uma tabela salarial única, respeitando a jornada de trabalho no INSS e que o prazo de implementação da tabela seja reduzido para 2010.

Implementar o impacto financeiro da tabela em uma única vez ao ano no mês de julho.

Reabertura de prazo para os trabalhadores que ainda não optaram pela Carreira do Seguro Social.

Reabertura de prazo de opção para os trabalhadores que foram para a Receita Federal.

Nível Auxiliar a proposta do governo é insuficiente e rebaixada em relação ao Nível Médio e Superior, lembrando que muitos trabalhadores do NI estão realizando trabalho diretamente na concessão de benefícios.

Reduzir o interstício prazo para mudança de referência de 18 para 12 meses.

Garantir aos futuros aposentados que carreguem para a aposentadoria a média da pontuação recebida nos últimos cinco anos, considerando o valor da pontuação na data da aposentadoria.

– Neste tema foi levantado que os aposentados da Seguridade Social, após a edição da MP 431, tiveram redução em seus vencimentos porque esta regra, prevista na lei que regulamentou a carreira da Seguridade foi desconsiderada na edição da MP.

Como podemos verificar os questionamentos feitos pela FENASPS não são impossíveis de serem atendidos, depende agora somente da vontade do governo.

A força da nossa união será a nossa vitória.

Ousar lutar, ousar vencer. Venceremos!

Fonte: FENASPS/Imprensa SINDISPREV-RS