51 3284-1800

SindisprevRS OF

Plenária Nacional debate fortalecimento do SUS

COMPARTILHE:

Começou na manhã desta quarta-feira (24) a 20ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades, Movimentos Sociais e Populares, que debate até amanhã, em Brasília, a questão dos modelos de sistemas de saúde. O tema do encontro é "O SUS do tamanho da necessidade do povo brasileiro" e traz na pauta diálogos e debates relacionados aos modelos instituicionais de sistemas de saúde, à integralidade da saúde no fortalecimento do SUS, os fatores determinantes para a consolidação da instituição e do direito à saúde. Além disso, também serão debatidos as eleições municipais e o fortalecimento do controle social.  O objetivo do encontro é debater também a consolidação do Sistema Único e do direito à Saúde de forma a reafirmar a importância do SUS, que é garantido na normativa constitucional. 

Participam do evento gestores, trabalhadores, usuários e representantes de entidades de movimentos sociais e populares de todo o Brasil. Pelo SindisprevRS, Sandra Natividade, da secretaria dos Trabalhadores do SUS e Ana Lago, diretora da secretaria de Assuntos Jurídicos do SindisprevRS, que também representa a FENASPS.

Na oportunidade, a Reunião de Articulação das Forças em defesa do SUS reuniu cerca de 70 militantes de diversas forças sociais, ou seja, Centrais Sindicais  (CspConlutas, CTB, Unidade Classista), Frentes (Contra a Privatização da Saúde, Esquerda Socialista, Povo Sem Medo) Sindicatos diversos, Fórum de Saúde, Movimentos da Saúde Mental, Setoriais/células dos Partidos PCB, PSOL, Pts; coletivos como o Mais, NOS, OcupaSUS  e outros movimentos.
 Foi tirada uma agenda de lutas e marcada a Plenária de Saúde para o dia 13 de setembro as 18hs no Salão Nobre do IFcs.

Imagens

CONTEÚDOS