Polícia tucana repete atos de barbárie contra trabalhadores e estudantes paulistas

Espelhando-se na repressão efetuada pelos policiais no Egito, a policia do PSDB, comandada pelo governador Geraldo Alckmin, do Estado de São Paulo, espancou brutalmente e prendeu manifestantes que participavam de um ato público contra o aumento das passagens, nessa quinta-feira (17).

O Sindisprev-RS vem a público se solidarizar com os manifestantes e repudiar a truculência do aparelho repressor do Estado contra cidadãos que, pacificamente, exerciam o seu direito de opinião. Abaixo, segue texto de uma professora da PUC-SP. Foto: Júlia Chequer/r7

Diretoria Colegiada

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP vem a público informar que o assistente social Vinicius Boim, mestrando do nosso Programa, foi violentamente espancado por policiais militares na manifestação ocorrida ontem contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo, quando tentava defender uma vereadora da truculência policial a que estava sendo submetida.

Vinícius chegou algemado ao Hospital do Servidor Público Municipal, com ferimentos generalizados no rosto e no corpo, e deverá ser submetido a uma cirurgia no nariz.

Professores e alunos do Programa vêm a público manifestar sua indignação frente a este ato de violência injustificada diante de um protesto estudantil, que reivindicava das autoridades públicas municipais melhores condições de vida na cidade de São Paulo, no uso do direito legítimo de livre expressão e manifestação.

Exigimos das autoridades municipais a imediata apuração dos fatos e responsabilização dos policiais agressores que, ao invés de zelarem pela segurança pública e integridade física dos cidadãos paulistanos, fazem uso da violência e da força arbitrárias contra a luta legítima pelo direito de tornar acessível a toda a população bens e serviços públicos de qualidade, como dever do Estado para com a população da cidade.

Profa. Dra. Raquel Raichelis Degenszajn

Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP