“Políticas pobres para pobres”, denunciou Maria Lúcia Lopes sobre programas do governo

Maria Lúcia Lopes da Silva, Doutora em Política Social/UNB, foi a palestrante do seminário “História e desafios do Serviço Social” realizado no Sindisprev-RS, nesse sábado (08). A servidora do INSS ressaltou que a lógica neoliberal do atual e últimos governos brasileiros faz com que tenhamos uma “previdência de pobres”.

“Pelo menos 75% dos benefícios da Previdência Social são de valores que não ultrapassam os dois salários mínimos”, disse a respeito do salário dos aposentados no Brasil. Conforme Maria Lúcia, o governo federal acaba por estimular a adesão aos chamados fundos de pensão.

Em 2008, quando teve início a crise financeira mundial, o então presidente Lula chegou a dizer que os efeitos dela no Brasil seria como uma “marolinha”. No entanto, o governo teve de recorrer à Previdência Social. “Lula foi para televisão pedir que o povo consumisse, cada vez mais. Nessa época, o governo até concedeu um leve aumento aos benefícios”, lembrou Maria Lúcia.

A respeito do Serviço Social do INSS, a doutora reiterou os ataques do governo aos servidores públicos federais. Segundo ela, as próprias políticas sociais implementadas resultam na tentativa de desmantelamento do Serviço Social no INSS, cuja atividade é esclarecer e auxiliar o povo brasileiro acerca de direitos enquanto trabalhador.

“O governo Lula, com o Bolsa Família, e agora a presidente Dilma, com o Brasil Sem Miséria, criaram políticas pobres para pobres. Essas políticas não erradicam a miséria e a pobreza, apenas estimulam o consumo”, denunciou.

O seminário “História e desafios do Serviço Social” teve a participação de servidores públicos e estudantes. Abaixo, ouça um trecho da palestra de Maria Lúcia Lopes.