Porto Alegre: juventude sai às ruas para exigir direito à liberdade de expressão

Centenas de porto-alegrenses saíram às ruas na tarde dessa segunda-feira (22) para exigir o direito de liberdade de expressão. O protesto – que ocorreu na Praça da Matriz, onde ficam os três Poderes – intitulado de tonhocroccofree foi motivado pela ação judicial do deputado federal Giovani Cherini (PDT) contra o músico Tonho Crocco. Ele foi autor da música “Gangue da Matriz”, em dezembro de 2010, um dia após os deputados estaduais reajustarem, na calada da noite, os próprios salários em 73%. Ofendidos com a composição, que apenas demonstrou a indignação frente ao absurdo, os parlamentares acionaram o então presidente do Parlamento, que ingressou com representação no Ministério Público estadual.

“Com o aumento, os vencimentos dos deputados passaram de R$ 11,5 mil para R$ 20 mil por mês. Eles ainda tem coragem de acionar a Justiça porque ficaram ofendidos. Ofendida está a dignidade do povo brasileiro que tem de sobreviver com quinhentos e poucos reais por mês”, lembra Giuseppe Finco. O diretor do Sindisprev-RS reiterou a mobilização dos servidores públicos federais que ocorre em Brasília a partir desta quarta-feira (24), quando os trabalhadores vão protestar contra o congelamento de salários, privatizações no setor público e corrupção.

Na letra, o músico Tonho Crocco cita o nome de todos os deputados que votaram a favor dos próprios salários:
“…Raul Carrion que decep’som’
Até os que eu achava que eram sangue bom
20 mil por mês pro Gilmar Sossela
Traz que eu asso
2 mil kilos de costela
Aloísio Classmann, Gerson Burmann
A casa dominada só tem bam bam bam..”