Prédio do IPASE, em Porto Alegre, vai amanhecer “diferente”, nesta quarta (24)

Sem servidores e condições dignas de trabalho: essa é a realidade nas agências do INSS em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, não é diferente. Aqui, há trabalhadores de licença saúde por causa do estresse causado pela sobrecarga diária.

Na manhã desta quarta-feira (24), a partir das 8h, os servidores do INSS no prédio do IPASE (Travessa Mário Cinco Paus, no Centro de Porto Alegre) preparam uma grande mobilização. O prédio amanhecerá “decorado”, trazendo uma surpresa para os segurados, que vão saber dos reais motivos da precarização do serviço público. “Dentro das agências, os servidores trabalharão de preto, como forma de demonstrar o luto e a indignação com o dinheiro destinado pelo governo federal ao capital privado, ao invés de investir na Previdência, em saúde, em emprego e educação”, diz Giuseppe Finco, diretor do Sindisprev-RS.

No Brasil, hoje, faltam 17 mil servidores no INSS. O déficit e a expectativa de que 14 mil se aposentem nos próximos três anos é anúncio do caos na Previdência Social, que já sofre com o sucateamento, com segurados morrendo em filas ou em casa à espera de serviços que o governo federal não assume a responsabilidade. No Estado, por exemplo, a falta de servidores faz com que as perícias e aposentadorias só tenham agenda para o final de setembro.