51 3284-1800

SindisprevRS OF

Prefeito inaugura laboratório no HPV, mas Centro de Material e Pediatria continuam um caos

COMPARTILHE:

inaugurao2.jpg

Porto Alegre – O prefeito José Fogaça e o secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos, inauguraram nesta terça-feira (31/03), as novas instalações do laboratório de análises clínicas do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

Durante o evento festivo promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, teve discurso de autoridades e do Prefeito, que elogiou a ação da Secretaria e, lógico do seu governo, frente aos problemas crônicos da saúde na Capital. Tanto o Secretario, como o Prefeito e a administração esqueceram de mencionar uma solução para os problemas de esterilização de materiais no Hospital, que segundo informações de servidores as autoclaves não estão funcionando, motivo de denúncia ao Ministério Público (MP) encaminhado pelo SINDISPREV-RS no ano passado.

A denúncia pedia a apuração dos fatos em relação à precariedade da esterilização dos materiais disponibilizados pelo Centro de Material Esterilizado (CME) do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), especializado no tratamento de gestantes de alto risco e pediatria. O CME não dispunha de estrutura básica – autoclaves – em número suficiente para a efetiva esterilização da demanda de todo o material utilizado diariamente em todas as unidades do Hospital: C.C. SR; neonatal; serviço de ginecologia; pediatria; hospital dia; banco de leite humano; diagnóstico por imagem; odonto e ambulatório de pacientes externos.

Enquanto continuam os festejos em torno de placas inaugurais em Porto Alegre, o perigo de contaminação de toda uma comunidade passa bem longe dos olhos do secretário Eliseu e do prefeito Fogaça, ou talvez quem saiba, o laboratório é parte de uma estratégia futura de combate no caso de uma contaminação bacteriana, como ocorreu em março do ano passado no Hospital de Pronto Socorro, assim como as precárias condições do setor de Pediatria. O SINDISPREV-RS solicita à Prefeitura providências urgentes. Estamos de Olho!

 

inaugurao1.jpg

Fonte: Imprensa SINDISPREV-RS

CONTEÚDOS