Agência do IPASE, em Porto Alegre, foi local de protesto
Agência do IPASE, Porto Alegre
Agência do IPASE, Porto Alegre
Mobilização dos servidores na agência de São Leopoldo
Funcionários do INSS na agência Canoas
No quarto andar do Ipase, servidres realizaram um enterro simbólico dos
reajustes prometidos pelo governo. Acordo não foi cumprido
Porto Alegre – Na manhã desta quinta-feira (28/08) os trabalhadores do INSS fizeram uma grande mobilização nas agências do INSS no Rio Grande do Sul.
Quem entrava na agência do IPASE no Centro da Capital, por exemplo, se deparava com balões roxos e pretos e os servidores vestidos de preto, usando nariz e óculos de palhaço. Ao mesmo tempo entregavam carta aberta à população, denunciando o governo, que não cumpriu o acordo com a categoria que previa reajustes nos salários.
O diretor do SINDISPREV-RS Giuseppe Finco, explica que: “Em julho, depois de meses de negociações, foi firmado um acordo entre o governo e os trabalhadores do Seguro Social (INSS), que atendia parte das reivindicações da categoria e que pressupunha a edição de uma Medida Provisória (MP) que regulamentaria o aumento. Lamentavelmente, o governo Lula não cumpriu o acordado editando a MP, que permitiria o pagamento no mês de agosto do reajuste salarial. Por isso, os trabalhadores alertaram hoje, durante a mobilização, que, a persistir a atitude do governo, não terão outra alternativa a não ser entrar em greve pelo cumprimento do acordo e da edição da MP”.
Além da questão salarial os servidores do INSS estão lutando por melhorias nas condições de trabalho para melhor atendimento aos usuários, concurso público e por salários justos.