Protesto diz NÃO ao aumento da passagem em Porto Alegre

Aconteceu nesta manhã, 21, um protesto contra o aumento da tarifa de ônibus, no centro de Porto Alegre. O reajuste, proposto pela Prefeitura na semana passada, eleva o valor da passagem de R$ 4,30 para R$ 4,70. O ato foi organizado pelos estudantes secundaristas de Porto Alegre.

O SindisprevRS esteve presente na mobilização, denunciando mais este ataque aos direitos dos trabalhadores. “O ajuste coloca o lucro dos empresários acima do direito da população ao transporte público. Apesar do aumento anual da tarifa, as frotas de ônibus seguem em más condições, e os trabalhadores do transporte, em condições precárias de trabalho”, aponta Dinara Del Rio, diretora do sindicato.

Após a concentração do ato, em frente a Prefeitura, os manifestantes seguiram em marcha passando pela Rua Voluntários da Pátria até chegar ao Largo Zumbi dos Palmares.

Também nesta manhã, a proposta de aumento da passagem foi aprovada pelo Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu). Agora, o projeto aguarda a sanção do prefeito em exercício, Gustavo Paim, que substitui Nelson Marchezan Jr., enquanto o mesmo está de férias.