Protesto ocupa a Capital contra ataques dos governos

Milhares de manifestantes ocuparam as principais ruas do Centro de Porto Alegre (RS) na manhã desta quinta-feira (12), para manifestar a indignação dos trabalhadores contra os ataques dos governos da presidente Dilma, do governador Sartori e do prefeito da Capital José Fortunati aos direitos e conquistas dos trabalhadores. O SINDISPREV-RS, a central sindical CSP-Conlutas e diversas entidades sindicais, organizações representativas, movimentos, coletivos e partidos de esquerda foram às ruas convocando a população para participar do grande Ato Classista e Independente.

A concentração começou pela manhã em frente ao Paço Municipal de Porto Alegre, na Praça Montevideo. Em seguida, os manifestantes caminharam até o Palácio Piratini, na Praça da Matriz, onde foi realizado o ato unificado. O protesto, que visou a preparação e mobilização dos trabalhadores para uma greve geral, não está vinculado nem ao PT nem à oposição liderada pelos tucanos e partidos de direita.

As manifestações durante o ato repudiaram todas as medidas provisórias e ajustes fiscais, que sempre impactam apenas quem tem menos. Os trabalhadores focaram seus discursos e conversa com a população na exigência de mais direitos para o povo, com prioridade para a saúde, educação pública, gratuita e de qualidade e o direito fundamental à moradia digna.

Entre as entidades que participaram do ato estavam CSP-Conlutas, Intersindical, Andes-SN,

SindisprevRS, SintrajufeRS, SindjusRS, Assufrgs, SindiPPD, Sindicaixa, SindimetrôRS, Simpe, Sindisepers, SintectRS, SindisaúdeRS, Simpa, Sima Alvorada, Atempa, AserGHC, ASSMS, Resistência Urbana, Conat, Resistência Popular, DCE-UFRGS, Anel, Movimento Contestação, Juntos!, Alicerce, MLS, Ceds, MES/PSOL, PSTU, Núcleos do Cpers: 38º e 39º Porto Alegre – Bagé – Camaquã – Carazinho – Cruz Alta – Estrela – Gravataí – Osório – Passo Fundo – São Borja – São Gabriel – Soledade e Oposição à Diretoria Central do Cpers.