51 3284-1800

SindisprevRS OF

Relatório da Assembleia Estadual dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e ANVISA

COMPARTILHE:

Na sexta-feira (15), ocorreu a Assembléia Geral Da Saúde, MTE e ANVISA, que teve como pauta conjuntura, informes gerais e Plano de Lutas.

No debate sobre a conjuntura foi exposta a situação atual política e econômica nacional e internacional. Conforme Zé Campos, diretor do SindisprevRS, a todo o momento se fala em crise, pois estamos vivendo uma crise do capital sem precedentes, o que gera várias crises econômicas profundas no mundo. “A França é, no momento, o maior exemplo da falência e da crise do capital que vem gerando acontecimentos preocupantes. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de economia e finanças vê tranquilamente os sinais de deterioração do quadro econômico por todos os lados, afirmou.

Segundo Campos, a atual situação do Brasil vem causando muita preocupação a toda parcela da população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento. “Direitos estão sendo retirados, órgãos que garantem direitos extintos, é preciso criar um plano de lutas, buscar alternativas para mudar esta situação nada está certo em relação aos acordos de greve de 2015, ainda estamos aguardando a sanção pelo presidente interino", ressaltou.

Conforme Campos, é necessário participar de todos os debates em Audiências Públicas, Atos Públicos, Marchas contra o desmonte da Seguridade Social, pois o projeto do governo é retirar conquistas garantidas após anos e anos de lutas, deixando o Estado mínimo, sem direitos.

Para a diretora Ana Lago, é necessária mobilização para, caso não sejam aprovados os acordos de greve na íntegra buscá-los na greve. “Nosso trabalho é informar à população do que está no projeto do governo, projeto do capital e da burguesia.

O Sindisprev/RS através de suas secretarias têm participado ativamente nos debates “Contra a Reforma da Previdência, O Financiamento do SUS – Avanços e Desafios, Crise de Financiamento e As Intervenções Dos Municípios nos Hospitais, Ocupação Lanceiros Negros, do Ato Público do Dia Nacional de Mobilização – SUS, SUAS" Em Defesa da Democracia e Cidadania", das Reuniões dos SPFs, do NEMS pertinentes a condições de trabalho.

O objetivo do sindicato é participar também do debate e movimento "Escola Sem Partido" e realizar plenária Estadual da Saúde entre as três esferas, Grupo GHC e Hospital de Clínicas.

 

No final da reunião, foram votados como encaminhamento:

– Plano de Lutas para mobilizar a categoria e os trabalhadores em geral contra as reformas de Estado que vão retirar direitos e extinguir órgãos que garantem direitos;

– Denunciar o projeto de desmonte do SUS com cobrança de consulta; participar das atividades dos servidores públicos das três esferas;

– Participar dos movimentos sociais informando os projetos do governo que estão tramitando e suas consequências;

– Realizar plenária estadual das três esferas com o intuito de informar os riscos que os servidores e os cidadãos estão expostos com a PEC 241 e

– Mobilizar a categoria para buscar junto ao MS a reativação das Mesas Setoriais de negociação, tanto nacional quanto as locais como instrumento de negociação de conflitos.

MAIS NOTÍCIAS

SindisprevRS participa da III Jornada para Assuntos de Aposentadoria

REDES SOCIAIS

AVISOS

CONTEÚDOS