RELATÓRIO DA REUNIÃO NA ANVISA

RELATÓRIO DA REUNIÃO NA ANVISA

Dia 02 de dezembro de 2014.

Presentes:

FENASPS – Vera Lúcia e Ana Lago, pela base do Sindprevs/SC  Leila Lacerda

ANVISA – DSNVS -Jose Carlos Murtinho – Fernando Garcia Neto (Adjunto de Diretor) e Roberto (assessor de direção).

Corregedoria – Corge – Ivon Ribeiro Carrico.

A reunião teve início com o senhor Roberto, assessor  do diretor Murtinho, justificando a ausência do mesmo. A seguir as representantes da Fenasps e a servidora Leila Lacerda expuseram  as condições de trabalho e de assédio a que estão submetidos os trabalhadores do aeroporto Hercílio Luz na cidade de Florianópolis e entregaram um dossiê sobre condições de trabalho elaborado pela Secretaria de Saúde do trabalhador do Sindprevs/SC onde aponta a denúncia feita, bem como abaixo assinado dos trabalhadores do local em que mostra a indignação dos mesmos pelo desrespeito e prepotência do Coordenador da ANVISA em Santa Catarina, e ainda outros documentos que comprovam o assédio.

Após ouvir com atenção a exposição e receber a documentação, os senhores Roberto e Fernando informaram que tomarão todas as providências possíveis para que as reivindicações  sejam acatadas embora tenham deixado explícito as dificuldades tendo em vista a atual diretoria da ANVISA.

Após a reunião na diretoria nos dirigimos ao Corregedor Dr. Ivon onde entregamos o dossiê sobre condições de trabalho já mencionado acima e outros documentos. Tivemos uma longa conversa sobre denúncias de outros locais de trabalho de Santa Catarina e de outros estados, entre eles Rio Grande do Sul e São Paulo.

Informou o Dr. Corregedor que a ANVISA estaria organizando um GT para tratar da Reestruturação das PAFs,  mas que está cético quanto ao andamento do mesmo já que não fazem parte servidores dos locais de portos, aeroportos e fronteiras.

Recebeu a documentação e disse colocar todo o seu empenho na resolução das denúncias.

Protocolamos ainda a documentação acima descrita na Comissão de Ética – Coret.

Avaliamos como muito proveitosa as reuniões ocorridas já que pudemos expor todas as dificuldades que estão submetidas estes e outros servidores mas cabe ressaltar que se não houver mobilização da categoria para pressionar o encaminhamento da documentação entregue e para que os culpados sejam punidos será muito difícil que a situação se resolva.

Em conversa ainda com a senhora Alúdima Oliveira Mendes – adjunta de direção tomamos ciência de que está sendo criado um GT para discutir reestruturação das PAFs e que só falta publicar a portaria. Questionamos a ausência dos servidores que atuam nas PAFs e que conhecem a realidade das mesmas. A resposta foi de que primeiro seria feito um GT da administração e posteriormente um com os servidores. Novamente a ANVISA, sem o devido conhecimento do que realmente acontece nos locais de trabalho, da necessidade de cada local, da falta de condições de trabalho e de servidores, cria um grupo de trabalho no ar.

A FENASPS enviará ofício solicitando participação no GT.

Direção Colegiada