Renan Calheiros aparece na reunião da FONASEFE com presidência do Senado

Nesta quarta-feira(7), ocorreu Reunião de Avaliação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, Centrais Sindicais, demais Entidades de Servidores e Movimentos Sociais com a Presidência do Senado. A surpresa ficou por conta do Senador Renan Calheiros, que intitulando-se presidente do Senado, assumiu a reunião e colocou como tema de pauta as terceirizações. Algumas das entidades presentes, que compõem o FONASEFE, se contrapuseram à pauta anunciada informando que estavam na reunião para extrair do Senador Jorge Viana (presidente interino) posicionamento sobre os encaminhamentos que o mesmo daria a PEC 55.

Renan reafirmou que a pauta seria a questão das terceirizações e que somente as centrais sindicais teriam direito a fala. Foi surpresa que as centrais presentes, e que compõem o FONASEFE, não reafirmaram os encaminhamentos propostos na reunião do Fórum do dia 06/12, no entanto, alguns representantes de entidades reafirmarem os encaminhamentos e cobraram posição do Senador Jorge Viana, que respondeu ter suspenso a primeira sessão de debate sobre a PEC 55 no dia anterior, mas que iria aguardar resultado do STF para reencaminhar a discussão da PEC.

As representações avaliaram que foi possível extrair do Senador Jorge Viana um posicionamento extremamente vago acerca de sua posição em relação a PEC 55, bem como sua falta de comprometimento com as entidades presentes no sentido de interromper o processo de tramitação da referida PEC. A reunião demonstrou que as centrais sindicais devem ter posição mais incisiva em relação aos parlamentares em barrar os ataques em curso aos direitos da classe trabalhadora.

O resultado da reunião reforça a necessidade de construção de ações unificadas no dia 13/12 em Brasília e nos Estados para barrar a PEC 55. Entre os encaminhamentos, ficou definido que o FONASEFE reforce as atividades deliberadas pelas entidades em luta; 13/12: Mobilização nos Estados e em Brasília com articulação no Entorno, reforçando as atividades e atos das entidades em luta. As entidades estaduais que puderem enviar reforços para as atividades em Brasília, que também o façam.

A reunião foi coordenada pela diretora da FENASPS, Ana Lago, e Aurean D’eça Júnior, da ANDES-SN/CNG/APRUMA, e teve na pauta a avaliação da Reunião do FONASEFE e cerca de 40 entidades com o Senador Jorge Viana, Presidente do Senado, com articulação do Senador Paulo Paim para tratar sobre a PEC 55.

Leia o relatório na íntegra no anexo abaixo.

Anexos

RELATÓRIO…ADO .pdf