Reunião no MPOG – Aprovado cronograma de negociação.

00050.jpg

Brasília – A reunião no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), entre o Governo e a FENASPS, que inicialmente havia sido agenda para ontem, 3/06, às 10 horas, foi transferida para as 18 horas e só teve início após as19 horas.
Estavam presentes representando o Governo Nelson e Ana (Recursos Humanos do MPOG), Vilma Ramos e Rose (Ministério da Previdência Social -MPS) e Dedilson pelo INSS. Representando a FENASPS, estavam os colegas José Campos (RS), Jorjão (RS), Lídia (BA), Maria Helena (MG), Mauricio (SP), Vera (SC) e Inês (DF). A CNTSS foi representada por Helena Curvelo.
A reunião teve inicio com a posição do Governo de que não havia sido possível construir um consenso que permitisse apresentar uma resposta à pauta de reivindicações apresentada pela FENASPS e a CNTSS, em função disso foi proposto uma nova reunião para a próxima quinta-feira, (12/06), na semana que vem.
Diante desta posição a FENASPS cobrou uma resposta efetiva a pauta de reivindicações, exigindo que se abrissem imediatamente a discussão em torno de uma nova tabela salarial para a Carreira do Seguro Social, correções e ajustes na Carreira e condições de trabalho.
Os representantes da FENASPS apresentaram mais uma vez ao Governo os argumentos que fundamentam as reivindicações da categoria, a FENASPS exigiu uma postura do Governo, compatível com a cobrança que o MPAS e o INSS fazem sobre os trabalhadores em termos de produtividade e qualidade dos serviços prestados à população. Mais do que isso a Federação questionou a representação do Governo sobre a total incoerência entre os temas e promessas apresentadas na teleconferência ocorrida no INSS na segunda-feira, 2/06, e a ausência de uma proposta efetiva para ser avaliada pela categoria.
Os diretores da FENASPS informaram aos representantes do Governo que não aceitariam protelações e manobras dispersivas, de tal forma que confiando na negociação a Federação estava iniciando o processo de assembléias estaduais, com vistas a acelerar o processo de mobilização e se necessário adotar medidas mais fortes para sensibilizar o Governo. Depois de algumas horas de discussão, a reunião terminou perto das 23h45 min., ficou acertado um cronograma para dar continuidade ao processo de negociação.
O cronograma prevê a realização de quatro reuniões de negociação, a primeira delas se realizará na segunda-feira, 9/06, às 17 horas. Essas reuniões terão como discussão a proposta salarial para este ano, de forma mais imediata e, ao chegar a um entendimento nessa questão avançará na elaboração do tratamento para os anos de 2009 e 2010.
A avaliação desta reunião pelo Plantão da DEN da FENASPS é que pouco se avançou, mas o importante é que foi definido um cronograma para a negociação, que deverá se encerrar na primeira semana de julho.
A FENASPS aposta na tarefa de fortalecer a mobilização da categoria, para isso orienta os sindicatos estaduais a realizarem reuniões em todos os locais de trabalho, ao mesmo tempo a convocação de assembléias estaduais, tendo como pauta o INSS na próxima semana.
As assembléias deverão aprofundar a discussão da pauta de reivindicações, os patamares reivindicados neste processo de negociação e principalmente as ações da categoria: operação padrão, atraso no inicio do atendimento nas APS, paralisação de 24, 48 e 72 horas, greve, etc.
Nada que conquistamos foi presente de qualquer Governo ou de qualquer nível da Administração do Estado Brasileiro ou do INSS.
Foi nossa mobilização, determinação e luta que garantiu o que conquistamos.
A busca de um patamar salarial para a Carreira do Seguro Social que harmonize as atribuições de técnicos e analistas, com carreiras como as do Grupo de Gestão, SUSEP e outras da Receita Federal, a defesa das 30 horas e de condições de trabalho só podem ser conquistadas com a união de todos.
A força da nossa união será a nossa vitória. Ousar lutar, ousar vencer.
Venceremos!

Fonte: Plantão FENASPS