51 3284-1800

SindisprevRS OF

Rio Grande do Sul é estado com maior déficit de leitos para enfrentar Covid-19

COMPARTILHE:

O Ministério da Saúde apontou o número de leitos necessários em cada estado brasileiro para dar conta dos casos de Covid-19 no próximo período.

O Rio Grande do Sul lidera a lista em falta de leitos: para os próximos 30 dias, é preciso construir 211 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para casos gravíssimos, e 2.479 leitos de enfermaria para atender aos casos graves. Dados são de documento disponibilizado pelo Ministério da Saúde ao jornal O Globo e divulgados nesta segunda-feira, dia 30.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul informou que está prevista a criação de 220 novos leitos de UTI exclusivos para enfrentamento do coronavírus. Apesar de a Secretaria estudar a criação de mais 230 leitos (totalizando 500), o número segue insuficiente, principalmente tendo em vista a enfermaria, hoje com déficit de 2.479 leitos.

A situação ainda pode se agravar, visto que o estado prevê disponibilizar no máximo 580 novos leitos de enfermaria enquanto não houver mais de 500 casos confirmados, ou letalidade mundial acima de 5%, de acordo com o Plano de Contingência Hospitalar da SES/RS, publicado no dia 25 de março.

A terceira morte causada pelo Covid-19 no estado gaúcho foi confirmada hoje, além de contabilização de 241 infectados. Mesmo com os alarmantes números, não há previsão de criação de hospitais de campanha, construídos em caráter emergencial em locais como estádios de futebol ou centros de convenções, como deverá ocorrer no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O caminho adotado no RS será equipar leitos para atendimento de UTI nas instituições já existentes, alegando que elas são suficientes para dar conta da demanda. Esse processo está sendo organizado juntamente com o Ministério da Saúde.

 

 

O isolamento social é fundamental neste momento para controlar o contágio e não superlotar os leitos disponíveis! Isolamento social é direito de todos e todas! #FiqueEmCasa #EmDefesadoSUS

 

Imagens

MAIS NOTÍCIAS

Informe da Reunião do Comando de Mobilização – 11 de julho

REDES SOCIAIS

AVISOS

CONTEÚDOS