51 3284-1800

SindisprevRS OF

RS tem nova onda de Covid-19 e números alarmantes de casos de dengue

COMPARTILHE:

A secretaria de Saúde do SindisprevRS faz um alerta sobre uma nova onda de Covid-19 e os números de casos de dengue no Rio Grande do Sul. O boletim da Secretaria da Saúde do RS do último dia 7 de março mostra uma alta expressiva de novos casos de covid-19. Nos primeiros dias deste mês foram notificadas 4.957 infecções, ou seja, em pouco mais de uma semana, o número de contaminações por coronavírus equivale a 80% do total verificado em todo o mês de janeiro deste ano. E em 2024 já são 24.753 diagnósticos positivos.

Outra indicação de uma nova onda de contágio é o total de novos casos registrados diariamente em março. São, 708/dia contra 470/dia em fevereiro. E, naturalmente, tantos diagnósticos voltam a causar alerta no Rio Grande do Sul.

Vacinação

Para quem já recebeu a bivalente, ainda não há perspectiva de nova dose. Estima-se ainda para 2024 uma revisão de protocolos para vacinação de grupos prioritários, assim como ocorre com a vacinação anual contra a gripe influenza. Esse protocolo ainda depende de definição e publicação pelo Ministério da Saúde.

Dengue

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 14.255 casos confirmados da doença, dos quais 12.109 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual.

O Cevs, confirmou nesta sexta-feira, 8, mais um óbito por dengue no Rio Grande do Sul, totalizando no ano 16 óbitos por dengue até o momento. Trata-se de um homem, 71 anos, residente de Vista Gaúcha, com comorbidades.

O óbito ocorreu no dia 3 de março. O município de Vista Gaúcha apresenta incidência de 9.352 casos prováveis de dengue por 100.000 habitantes até o momento.

Fonte: Correio do Povo

CONTEÚDOS