Secretaria de Aposentados promove palestra sobre o envelhecimento saudável

O professor de Educação Física Alexandre Teixeira foi o palestrante na reunião semanal da Secretaria de Aposentados do Sindisprev-RS, nesta terça-feira (18). Para uma platéia com dezenas de pessoas, o professor deu dicas de cuidados com a saúde para os aposentados e militantes do sindicato.

Na palestra “A importância da Atividade Física para o Envelhecimento Saudável” o professor ressaltou a necessidade de unir hábitos como boa alimentação, atividades físicas e descanso em horários específicos. Ele lembrou que cigarro e café são nocivos à saúde. “O cigarro é uma droga que resulta numa série de tipos de câncer, como o de pulmão, intestino, pâncreas e esôfago. A combinação do café com cigarro é uma das principais causas do distúrbio do sono, também”, disse.

O educador físico alertou para o perigo de alimentos que aceleram o envelhecimento, como a carne vermelha, a gema do ovo, o sal, gorduras, entre outros. Segundo ele, a carne vermelha é um dos fatores que podem influenciar na incidência do câncer de mama.

A respeito da qualidade do sono, Teixeira sugeriu que a sesta diária não ultrapasse os 30 minutos. “Uma sesta de 30 minutos reduz o risco de Alzheimer”, reiterou. A regularidade nas atividades físicas e a disciplina nos horários das refeições também são fatores importantes para a manutenção da saúde e disposição.