SEMINÁRIO: SINDICATOS NO SÉCULO XXI

Reve início na quinta-feira, dia 23 de maio, às 19h, no auditório do Sindicato dos Bancários (General Câmara, 416), o Ciclo de Debates “SINDICATOS NO SÉCULO XXI – repensando o sindicato: reflexão e debate”, constituído por seis painéis mensais, a serem realizados durante os meses de maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro deste ano (segue o material de divulgação abaixo e em anexo a essa mensagem).

A promoção desses eventos é uma tentativa de oportunizar reflexões sobre as principais mudanças verificadas nas últimas décadas no movimento sindical, e compreender os problemas e desafios do sindicalismo na atualidade. O primeiro painel foi sobre O sindicalismo no Brasil: ênfase a partir dos anos 70, e teve como expositor o advogado Antônio Escosteguy Castro e, como debatedores, Bernadete Menezes e Cláudio Augustin.

“Cinco sindicalis​tas foram mortos pela ditadura, entre 1964 e 65. Nesse período, foram 428 intervençõ​es em sindicatos. Antes, ainda no governo João Goulart, o primeiro sindicato reconhecid​o foi a Central Geral dos Trabalhadores. No fim dos anos 1960, quando o país sofre processo massivo de industrial​ização, com uma classe operária nova, surge o novo sindicalis​mo. No início de 1978 descobriu-​se uma fraude no cálculo do índice da inflação. Os metalúrgic​os de São Bernardo decidiram fazer uma greve para reivindica​r percentual roubado. A greve é vitoriosa no ABC. A partir de então, foram 118 greves em 1978, quando pararam meio milhão de trabalhado​res. A partir de 1979, 246 greves pararam 3,2 milhões de trabalhado​res”.

Clique nas fotos e confira a programação dos próximos seminários. Contamos com a presença de tod@s, bem como pedimos a gentileza de que auxiliem na divulgação.