Seminário sobre saúde e segurança no trabalho reuniu dirigentes sindicais e assessorias técnicas

O Escritório Paese, Ferreira promoveu, na última sexta-feira (4), no auditório do Sindisprev RS, o seminário “Saúde e segurança no trabalho da saúde – como atuar diante do grave quadro atual”. A atividade foi destinada a diretores e delegados sindicais, bem como assessorias técnicas, e levantou o debate sobre o contexto do meio ambiente do trabalho da saúde.

Foram abordados os danos físicos e psicológicos que podem ocorrer como consequência do trabalho, além das formas de prevenção e o que mudou em relação ao assunto com a reforma trabalhista. Estavam presentes na mesa a médica do trabalho do Sindisaúde, Luciana Nussbaumer, a psicóloga do trabalho do Sindisprev RS, Fabiane Machado, e a enfermeira do trabalho, Gabriela V. Soares. A advogada Marí Agazzi abordou questões jurídicas e pontos da reforma trabalhista que impactam na saúde e segurança no trabalho. O debate foi coordenado pela psicóloga do Sindisaúde RS, Clarissa Bragagnolo.

O espaço de debate cumpriu papel importante na discussão de questões relacionadas ao adoecimento de trabalhadoras e trabalhadores, principalmente relacionando o assunto com o conjunto de ataques, retirada de direitos e desmonte dos serviços públicos. E evidenciou a necessidade de sindicatos e trabalhadoras/es estarem atentos e organizados para combater as causas de adoecimento vinculadas às funções exercidas cotidianamente.