51 3284-1800

SindisprevRS OF

Servidores Ativos do INSS: Alerta Urgente!

COMPARTILHE:

O INSS, em mais um ataque aos direitos dos servidores, publicou a PORTARIA SEFC-SRSUL/INSS Nº 109, de 3 de junho de 2025. Esta portaria cancela o adicional de insalubridade sob a justificativa de que novos laudos consideram os locais de trabalho da Superintendência Regional Sul como salubres.

É evidente que os responsáveis pelos laudos desconhecem a realidade dos servidores do INSS. Estes profissionais lidam diariamente com trabalhadores em diversas situações de adoecimento, expondo-se a inúmeros vírus, bactérias e outros agentes nocivos. Além disso, as condições físicas de muitas Agências da Previdência Social (APS) e Gerências Executivas (GEX) são precárias. Um exemplo gritante é a Gerência Executiva de Porto Alegre, localizada em um prédio com laudo recente dos Bombeiros apontando diversas inconformidades que colocam em risco a vida e a saúde dos servidores, além de inúmeras infiltrações e mofo. Nos últimos meses, ocorreram dois princípios de incêndio nesse prédio, ambos em local desprovido de saídas de emergência, sirenes de incêndio ou Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) adequados.

Não aceitaremos mais esta imposição ilegal! A assessoria jurídica do sindicato já foi acionada e está tomando as medidas cabíveis para reverter essa situação.

Para conferir o documento da portaria na íntegra acesse SEI_20989219_Portaria_109

CONTEÚDOS