51 3284-1800

SindisprevRS OF

Servidores da Anvisa apresentam ao ministério da Integração os perigos de “apagão” em portos e aeroportos

COMPARTILHE:

Nessa quinta-feira (26), a coordenação nacional da Devisa/Fenasps entregou no ministério da Integração Nacional um levantamento sobre a situação de calamidade em que se encontram portos, aeroportos e postos de fronteira com os países do Mercosul. Não bastasse o sucateamento das estruturas funcionais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conta com o déficit de mais de 50% no quadro de servidores.

A realidade imposta por políticas governamentais que beneficiam a iniciativa privada em detrimento ao público é nociva à saúde da população e à economia. Ao longo de décadas, por exemplo, o Brasil sofreu barreiras comerciais por não ter investido na Anvisa, onde os servidores são responsáveis por ações de fiscalização, inspeção sanitária, liberação de importações, entre outras atribuições.
 
“Queremos uma solução imediata. É inadmissível que, hoje, tenhamos um terço do quadro de pessoal necessário. O governo tem de criar condições para a contratação através de concursos públicos, qualificação dos locais de trabalho e valorização dos profissionais, pois muitos acabam deixando a Anvisa em face dessa calamidade e dificuldades”, disse Luiz Carlos Castilhos, diretor do Sindisprev-RS/Fenasps. Em anexo, leia parte do ofício entregue à pasta da Integração.

CONTEÚDOS