51 3284-1800

SindisprevRS OF

Servidores denunciam infestação de ratos no Centro de Saúde da Vila dos Comerciários

COMPARTILHE:

O teto e o piso do Centro de Saúde da Vila dos Comerciários, na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre, cederam no final de 2009. Além da estrutura danificada do térreo colocar em risco a segurança de trabalhadores e pacientes, agora são os ratos que trazem perigos iminentes à saúde.

Na sala da administração, onde funcionam apenas três guichês para a marcação de consultas e solicitação do cartão do SUS, o piso cedeu junto ao esgoto da área de serviço, ao lado da cozinha utilizada pelos servidores. “Diariamente, convivemos com os ratos nesse local de trabalho. A situação se agrava no momento em que os roedores  partem para outros locais do prédio onde ficam os pacientes”, disse uma funcionária.

Desde que o teto e o piso do posto cederam, em meados de dezembro de 2009, os servidores receberam garantias da prefeitura de Porto Alegre  de que a reforma no térreo seria imediata. No entanto, nada foi feito e 90% da estrutura onde poderiam estar acomodados pacientes estão interditados.

“Infelizmente, a gente até se acostuma com a falta de estrutura, à medida em que o tempo passa. Mas, conviver com ratos transmissores de doenças é um absurdo. Semana passada, duas colegas procuravam uma banana que havia sido deixada em cima da mesa. Descobrimos que um dos ratos tinha comido a fruta. Parece até piada”, relatou uma servidora do posto.

Nesta semana, servidores e a direção colegiada do Sindisprev-RS vão ao Ministério Público do Estado fazer uma denúncia formal sobre as precárias condições de trabalho no Centro de Saúde da Vila dos Comerciários, que recebe, em média, 500 pessoas por dia.

Imagens

CONTEÚDOS