Servidores entregam pauta à presidência do INSS

Os servidores mobilizados em Pelotas, na metade sul do Estado, entregaram, dia 08 de junho, documento defendendo as 30 horas para todos ao presidente do INSS, Mauro Hauschild. O presidente respondeu que em outubro serão revistos os critérios, porque como até o presente momento não houve avaliação, o INSS não teve condições de ver como estão os índices das agências. Hauschild reconheceu que os gestores distribuíram mal os servidores, e que agora haverá uma nova redistribuição, de acordo com o horário de maior demanda nas APS – das 9h às 15h.

De acordo com o INSS, 23 mil servidores estão contemplados com o turno ininterrupto. A diretora do Sindisprev-RS, Rosimeri Vera Cruz, reiterou que as cinco agências da Gerência de Pelotas que não foram contempladas têm plenas condições de fazer o turno ininterrupto. No entanto, o presidente explicou que na Gerência não tem como, pois a lei não os ampara, somente as APS. Sobre a incorporação da GDASS e o plano de carreira, Hauschild disse que as negociações estão difíceis com o Ministério do Planejamento, logo não acredita muito nesta incorporação. O sindicato ressaltou que não abre mão da conquista deste direito.

Sobre a falta de servidores denunciada pelo Sindisprev, Mauro Hauschild ponderou dizendo que a Região Sul foi a mais privilegiada com a nova leva de servidores concursados.  Quanto a Geap e plano de carreira, o presidente do INSS solicitou que o Sindisprev-RS e a Fenasps fizessem propostas concretas, como pesquisa de mercado no caso da Geap para subsidiar a reivindicação. A direção do sindicato reafirmou que inúmeras propostas já foram encaminhadas.