Servidores Federais apresentaram reivindicações ao Planejamento

O SINDISPREV-RS esteve presente na última quarta-feira, 13, na Marcha Nacional da Coordenação Nacional dos Servidores Federais (CNESF). Servidores do INSS, da saúde, da previdência, demitidos da FUGAST e aposentados estiveram  no Ato Público que reuniu cerca de 10 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Entre as reivindicações dos servidores federais, consta a luta pela paridade de salário, o plano de carreira, a incorporação da GDASS e contra as privatizações na saúde. Ao fim da tarde, 25 entidades sindicais se reuniram com a Ministra do Planejamento Miriam Belchior, em audiência, para  a retomada dos processos de negociação dos planos de carreira dos servidores públicos federais da saúde. Apesar do recebimento da Ministra às forças e organizações sindicais – prometendo reestabelecer diálogo com os trabalhadores -, ficou claro após a audiência que Miriam Belchior segue a linha do governo em privatizar todos os setores da saúde, bem como retirar cada vez mais os direitos dos trabalhadores.

Se não houver luta dos servidores, as reivindicações não serão atendidas: Já roda no Congresso o Projeto de Lei 549/2009, o qual determina o congelamento dos salários dos servidores públicos; a MP 520 a qual visa a privatização dos Hospitais Universitários, entregando na mão de empresários e banqueiros a saúde pública; o PL 248/98 que prevê a demissão de funcionários quando estes apresentarem insuficiência de desempenho, conforme a meritocracia neoliberal; ou o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 341/09, o mais grave deles, o qual retira todos os direitos históricos sociais, trabalhistas e previdenciários dos servidores públicos, sindicais e etc.

Chamamos para a luta todos os servidores e aposentados contra o ataque do governo ao acesso a uma saúde pública e de qualidade, pelo fim do arrocho salarial, por um plano de carreira decente para os servidores públicos, pela paridade de salários e a incorporação das GDASS.

O Sindisprev-RS é contra todas as privatizações do governo. Nossa luta é por arroz, feijão, saúde e educação gratuita, igualitária e de qualidade para todos os brasileiros!

Texto e Fotos: Jornalista Flávia Alli / Sindisprev-RS