Servidores federais realizam seminário

Foi realizado na quarta-feira, 12, o seminário “Dia Nacional de Lutas dos Servidores Federais”, na Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

O Dia Nacional de Lutas com atos em defesa da pauta unificada da categoria, pela anulação da reforma da previdência e contra o PL 92/2007 (fundação estatal de direito privado), foi realizado em todo o país. Em Porto Alegre, o Seminário abordou – através dos palestrantes Elisa Torely (assessora jurídica do SINDISPREV-RS), Roberto Ponge (professor da UFRGS e diretor do ANDES-RS) e Marcelo Garcia da Cunha (assessor jurídico do SINDISERF-RS) -, a precarização dos serviços públicos; a privatização dos hospitais universitários; a anulação da Reforma da Previdência; posição política; planos de gestão; flexibilização das leis de trabalho e carga horária.

Também no dia 12, entidades que compõem o fórum em defesa dos servidores e serviços públicos foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) protocolar um abaixo-assinado que pede a anulação da Reforma da Previdência.

O Dia Nacional de Lutas também destaca outras bandeiras de luta. Além do reforço da pauta da Campanha Salarial Unificada e pela anulação da Reforma da Previdência, os servidores protestam e pedem a derrubada do PLP 92/07 no Congresso Nacional. O projeto propõe a criação de fundações estatais de direito privado. O fim da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) também está entre as bandeiras de luta pelo reforço dos serviços públicos, contra as privatizações e em defesa de serviços de qualidade e universais para todos os brasileiros.