Servidores ocupam Brasília por reajuste salarial, paridade e em defesa da GEAP

Brasília – Mais de três mil trabalhadores do Seguro e Seguridade Social dos estados do RS, SC, PR, SP, MG, MT, CE, PA, RJ, PB e do DF, ocuparam as ruas da Capital Federal nos dias 17, 18 e 19 março, para exigir do governo o cumprimento de todos os acordos assinados, em que se comprometia a reajustar os vencimentos dos servidores públicos federais. Mais de 400 servidores da Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasília, Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso, além de integrarem os atos da Campanha Salarial dos Servidores Públicos Federais, realizaram importante atividades no Ministério da Saúde, que culminou com audiência com o Secretário Executivo substituto, e na Direção Geral da GEAP.
 No dia 17, em conjunto com as Entidades da Coordenação Nacional dos Federais, a FENASPS participou de ato unificado para restabelecer a paridade entre ativos e aposentados do Serviço Público.
Além de integrar a Marcha de Lançamento da Campanha Salarial, foi ainda realizado dia 18/03, Atos contra o aumento abusivo da mensalidade da GEAP/Saúde no Ministério da Saúde, pressionando pela abertura de negociações com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, visando o cancelamento do desconto autorizado conforme convênio celebrado com a GEAP.
Pela pressão da mobilização conseguimos uma audiência com o Secretário Executivo substituto, Sr.Luiz Bescov, que prometeu verificar o que estava acontecendo e marcou nova reunião para o dia 19/03.
Os trabalhadores estiveram ainda no Congresso Nacional para fazendo Denúncia aos deputados e senadores sobre o aumento da mensalidade do GEAP/SAÚDE.
Nas atividades realizadas dia 19/03, foi a FENASPS convocou todos os servidores do INSS para pressionarem a Direção Geral do Seguro Social pela decisão arbitrária de assinar novo convênio permitindo a cobrança absurda dos novos valores das mensalidades da GEAP. Foi ainda apresentado documento solicitando audiência com o presidente do INSS, Valdir Moyses Simão, para discutir a questão do reajuste e a situação dos Servidores da Procuradoria Federal Especializada.
Para apresentar nossa indignação centenas de trabalhadores ocuparam a Direção Geral da GEAP, onde estava reunido o CONDEL (Conselho Deliberativo da GEAP), os representantes da FENASPS e Sindicatos protestaram contra o aumento aprovado pelos representantes indicados pelo governo. Como não tinham nenhuma saída, os membros do CONDEL realizaram audiência com uma comissão das representações dos estados,  com a DIREX – Diretoria Executiva. Após calorosa discussão, em função da ação desrespeitosa da Presidente do CONDEL – Vilma Ramos, que tentava passar a culpa para os representantes eleitos pelos trabalhadores (Federação), chegou ao delírio de dizer que se não houve debate sobre o aumento a culpa é dos trabalhadores. O conselheiro Eleito pelos trabalhadores, Valmir Braz, deixou explícito que o governo não apresentou previamente esta proposta para ninguém, muito pelo contrário, todos somente souberam deste ataque 30 minutos antes da votação, justamente para não permitir o debate e a mobilização da categoria. Após intensos debates a FENASPS apresentou uma proposta requerendo o imediato cancelamento dos descontos das mensalidades e se comprometia a ir aos Ministérios buscar aumento do per capta.
 A Federação já havia apresentado como solução buscar do governo à contribuição de pelo menos 50% no valor do plano, uma vez que os servidores pagam hoje 75%.
Após a apresentação da proposta ficou decidido que ao retorno do almoço o primeiro ponto de pauta seria o cancelamento do aumento para reabertura de negociação.
Para surpresa, após o retorno, a Presidente do Condel cancelou a reunião sob forte protesto dos presentes.
Retornamos ao Ministério da Saúde para reunião com o Sr. Luiz Bescov o qual nos informou que o governo não podia intervir nas questões da GEAP e que dificilmente iria cancelar o desconto já autorizado.
Avaliamos, portanto ser fundamental a presença de representantes dos estados para o Comando Nacional de Mobilização, na próxima semana, para continuarmos pressionarmos os deputados e os ministros dos Ministérios do MPOG, Saúde, Trabalho e INSS.
Encaminhamentos:
1 – Que os sindicatos estaduais reforcem aos servidores a necessidade de encaminhar ao Ministério Público a Denúncia que está na home page da federação:
2 – Que os sindicatos encaminhem aos parlamentares, nos seus estados a denúncia do aumento abusivo implantado pela GEAP.
Para continuar fazendo pressão sobre os deputados foi convocado o comando de mobilização com representando dos Estados, a ser instalado na próxima semana.
Avaliamos ser fundamental a presença dos caravaneiros em Brasília nestas atividades, desta forma já conseguimos que o Ministério da Saúde tome algumas atitudes. No entanto, orientamos os Sindicatos a continuarem reproduzindo estas ações, nos Estados, pressionando os parlamentares para passarmos a GEAP a limpo. Não acreditamos nesta história que falta dinheiro! O problema está na má gestão do plano, uma vez que historicamente sempre que falta dinheiro já acostumaram cobrar dos participantes do plano, assim é fácil administrar. Chega de abuso!

Fonte: Comando Nacional de Mobilização – Plantão FENASPS