51 3284-1800

SindisprevRS OF

Servidores param por falta de ar-condicionado em Santos (SP)

COMPARTILHE:

Funcionários da Justiça Estadual e do escritório da Anvisa em Santos (litoral de São Paulo) estão parando de trabalhar por causa do calor deste verão. Na sexta passada, cerca de 250 funcionários do Palácio de Justiça da cidade interromperam suas atividades por uma hora para protestar contra a falta de ar-condicionado nos três edifícios onde funcionam 30 cartórios de varas cíveis, criminais, de Família, Infância e Fazenda.

Na Anvisa, a situação é ainda pior. Além de não ter ar-condicionado, as salas não possuem nem sequer janela para ventilar. O trabalhadores decidiram, então, trabalhar apenas das 8h às 12h e após as 18h.
 
A chefe da seção de finanças do Palácio de Justiça, Mariangela Otero Pires Matias, espera há 25 anos por um ar-condicionado em sua sala no edifício, inaugurado em 1962. Na sala, onde trabalham oito pessoas, há nove ventiladores: cinco foram comprados por ela e suas colegas e posteriormente doados ao fórum. "Para podermos usá-los aqui, era preciso doar".
 
 

OUTRO LADO

 
O TJ-SP informou que prepara um estudo para resolver o problema em Santos, mas que esbarra no corte de orçamento. Este ano, de acordo com o TJ, o governo do Estado liberou só R$ 5,6 bilhões, menos de metade da verba pedida pelo tribunal.
 
A Anvisa diz que mudará seu escritório em Santos nos próximos quatro meses. Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO – Foto: Letícia Moreira

Imagens

CONTEÚDOS