Sabe-se o quão desafiador é ingressar no serviço público. Exige-se muita dedicação aos estudos e o comprometimento não só do candidato, mas de toda a família para conquistar uma vaga.
Além das dificuldades habituais, os servidores recém-concursados no INSS enfrentam barreiras financeiras para assumir o cargo. Embora as provas objetivas do certame tenham sido realizadas nos estados escolhidos, o treinamento — que passou a ser uma etapa do concurso — foi realizado em Brasília, com todos os custos assumidos pelos participantes. Foram relatados gastos em torno de R$10.000,00 com passagens, hospedagem, alimentação, entre outros.
Não bastasse isso, os, agora, recém-empossados receberam a notícia de que, mesmo em exercício nas Agências da Previdência Social (APS), teriam que realizar um novo treinamento de vários dias em suas respectivas gerências executivas. Novamente, sem ajuda de custos, diárias ou deslocamento.
Diante de denúncias recebidas, o SindisprevRS empreendeu diversas ações para reverter a situação, inclusive com envio de ofício à Superintendência Sul. Como resultado, os colegas prejudicados puderam realizar esse treinamento — que era online — em suas próprias agências de exercício.
Caso haja mais algum colega nessa situação, procure imediatamente o sindicato através de um de nossos diretores ou do e-mail sst@sindisprevrs.org.br para que possamos intervir.