Sindisprev e trabalhadores da saúde entregam minuta de reivindicações a Tarso Genro

Em vigília desde o início da manhã na Praça da Matriz, trabalhadores da Fugast e dirigentes do Sindisprev-RS fizeram corpo a corpo com os deputados que foram empossados na Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira (31).

Nem mesmo o governador Tarso Genro deixou de ser cobrado sobre ações que possam garantir a manutenção do emprego de centenas de trabalhadores da Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia (Fugast). O funcionários prestam, há 15 anos, serviços valiosos em órgãos públicos, como hospitais, Unidades Básicas de Saúde, entre outros. “Ele recebeu a nossa minuta de reivindicação, prometendo marcar uma audiência com os trabalhadores ainda este mês”, disse Joel Soares, diretor do Sindisprev-RS, que acampou com mais de 60 trabalhadores junto aos palácios Piratini e Farroupilha.

A maioria dos terceirizados trabalha em hospitais com referência em atendimento pelo SUS, como Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HPV), postos de saúde, Hemocentro, além de outros órgãos responsáveis pela distribuição de medicamentos controlados e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis. As categorias, desde técnicos a médicos, querem ser integradas aos quadros do Estado, tendo em vista que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu os contratos terceirizados com a Fugast.