Sindisprev-RS na luta contra a discriminação

O Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no RS – Sindisprev-RS, desde sua fundação, em 1988, desenvolve políticas de luta contra a discriminação de raça, gênero e de assédio moral no ambiente de trabalho.

A política que o Sindisprev-RS desenvolve tem tido bons resultados, um deles foi criação da secretaria de Gênero, Raça e Combate à Discriminação Racial. Esta política orientada para a defesa da categoria tem embasado a ação dos Diretores da entidade, na relação com os colegas, funcionários, prestadores de serviço e demais colaboradores, em prol da dignidade da pessoa humana com a compreensão de que somente os trabalhadores podem construir uma sociedade sem explorados e repudiam qualquer atitude que possa caracterizar a prática de assédio .

Esse é um combate que exige educação permanente de cada trabalhador, já que a estrutura da sociedade capitalista, baseada na exploração do homem pelo homem, induz a prática do preconceito da discriminação e de instrumentos de dominação de toda ordem como os caracterizados no assédio moral.

Por isso, no inicio de março (08/03/2008), o Sindisprev-RS promoveu um seminário interno, com a participação dos funcionários da entidade, diretores e parte da categoria, tendo como palestrante a advogada Mari Rosa Agazzi, sobre "Qualidade das Relações Humanas no Ambiente de Trabalho-Assédio Moral".

O vídeo com esse seminário estará disponível no site www.sindisprevrs.org.br, ao mesmo tempo a Diretoria está organizando reuniões nos locais de trabalho para conscientizar os trabalhadores do problema fornecendo informações e orientações sobre assédio moral no ambiente de trabalho.

Diretoria Colegiada do Sindisprev/RS