Sindisprev/RS no Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde – 8 de abril – foi marcado por um ato público realizado na Esquina Democrática, Centro Histórico de Porto Alegre. O SINDISPREV-RS denunciou o descaso dos governos com a Saúde. A falta de verbas, desvio de dinheiro público para salvar hospitais filantrópicos, favorecimento de empresários com a terceirização e a falta de medicamentos e vacinas nos postos foram temas abordados.

Não há o que comemorar! A data foi para refletir e fortalecer a luta contra um sistema que precariza o trabalho dos profissionais, refletindo no atendimento aos que precisam dos serviços. Faltam recursos humanos, consultas nas diversas especialidades e o tempo de espera para essas consultas é muito grande. Não há segurança nos postos de saúde, principalmente na Vila Cruzeiro e Lomba do Pinheiro, onde trabalhadores e usuários do SUS sofrem diariamente com a violência. Equipamentos sucateados nos hospitais e número reduzido de leitos tornam mais difícil a situação de pacientes que, sem vagas, são acomodados no chão de enfermarias por motivo de superlotação.

Foram coletadas assinaturas para a Auditoria da Dívida e distribuição de material informativo sobre os prejuízos que as reformas da Previdência e Trabalhista trarão aos trabalhadores.

O ato foi realizado pelo SINDISPREV-RS em conjunto com o SINTERGS, Sindicato dos Servidores Técnicos Científicos do Estado.