51 3284-1800

SindisprevRS OF

SindisprevRS apoia ocupação no antigo prédio do INSS em Porto Alegre

COMPARTILHE:

O SindisprevRS manifesta total apoio à ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), realizada no sábado (08/06), no antigo prédio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no Centro Histórico de Porto Alegre. A ocupação, com aproximadamente 130 pessoas, foi batizada com o nome da economista Maria da Conceição Tavares, falecida no dia 8 de junho, e cobra do poder público uma solução emergencial digna para as vítimas das enchentes, que estão sendo despejadas dos alojamentos montados em escolas por conta do retorno às aulas. O antigo prédio do INSS de 25 andares da Agência da Previdência Social (APS) Mario Cinco Paus, não recebe mais o atendimento presencial de público e abriga somente arquivos, móveis e utensílios.

Em comunicado, o MTST criticou a criação das chamadas “cidades provisórias”, que serão erguidas para abrigar, em barracas e estruturas pré-moldadas, quem não tem para onde voltar.

“São locais inadequados para as famílias viverem por um grande período de tempo, pois violam direitos básicos, como acesso ao transporte público e aos equipamentos de saúde, assistência social e educação, rompendo vínculos comunitários e com os profissionais que vinham fazendo o acompanhamento dessas famílias”, afirmou a nota.

O MTST cita levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) indicando que mais de 160 mil pessoas foram afetadas na Capital, com maior destaque para os bairros Sarandi, Farrapos, Cidade Baixa, Ponta Grossa, Lami e São Geraldo. O último boletim da Defesa Civil do RS revela que 2.392.686 foram impactadas pelas enchentes em todo o estado, 572.781 estão desalojadas e 30.442 estão em abrigos.

De acordo com o IBGE existem mais de 110 mil imóveis vazios em Porto Alegre, entre públicos e privados. O SindisprevRS entende que falta interesse político em destinar esses imóveis para a moradia popular. As ocupações mostram o caminho da luta e da pressão pela garantia dos direitos!

Toda a nossa solidariedade e apoio à luta!

 

AVISOS

CONTEÚDOS