SindisprevRS participa de Conferência sobre Saúde e Trabalho Bancário

No dia 13 de abril ocorreu a 1ª Conferência Intersetorial sobre Saúde e Trabalho Bancário, que começou às 8h30 no Sindbancários, no Centro Histórico de Porto Alegre. Pela manhã, houve apresentação dos representantes das entidades sindicais e o lançamento do documentário “Além do limite: quando a meta é sobreviver”, com debate com Marcelo Monteiro, produtor do filme.

O tema foi centralmente saúde mental no trabalho bancário, abordando como a lógica neoliberal de metas abusivas e assédio institucional podem desencadear transtornos de ansiedade, depressivos e até mesmo o suicídio.

À tarde, houve a mesa de abertura conjuntural da Conferência, com a pesquisadora Maria Maeno, que abordou as principais causas do adoecimento generalizado da categoria, numa análise baseada nas condições sociais, políticas e econômicas que pautam o funcionamento das agências numa lógica produtivista e adoecedora.

Após, ocorreu uma mesa redonda sobre o papel do Judiciário, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério da Previdência Social e do SUS no combate ao adoecimento na categoria. Após, o encerramento foi fruto da reflexão que perpassou todo o evento, culminando na construção de uma Carta de Porto Alegre sobre o adoecimento dos bancários.

O evento cumpriu um importante papel de visibilizar a dura realidade dos bancários, submetidos a condições adoecedoras em seu ambiente de trabalho, as quais impactam diretamente sua qualidade de vida. Vemos, portanto, que o campo da Saúde do Trabalhador é essencial, sendo carro-chefe também em outros sindicatos, já que é o serviço que faz a ponte direta entre a entidade sindical e o trabalhador, fornecendo amparo e condições para o fortalecimento subjetivo e objetivo dos trabalhadores.