SindisprevRS saúda profissionais de Enfermagem

Na Semana do Profissional de Enfermagem, de 12 a 20 de maio, o Sindisprev/RS, através da Secretária dos Trabalhadores do SUS,  vem cumprimentar os trabalhadores que atuam na área da ENFERMAGEM nos mais diversos espaços de atuação.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais 50% atuam na enfermagem,  abrangendo um universo de 1,6 milhão de profissionais. Trabalhadores estes de uma importância sem precedentes, pois são eles que estão presentes em todos os municípios do país e inseridos no SUS com atuação nos setores público, privado, filantrópico,  de ensino,  de promoção e prevenção da saúde,  exercendo responsabilidade de educar a população para mudar seu estilo de vida individual e em comunidade para melhoria da qualidade de vida.

Ressaltamos a importância do profissional de Enfermagem dentro do contexto da saúde, partindo do princípio de que o cuidar do ser humano exige, necessariamente, um olhar para a dimensão total do ser, inclusive de sua essência existencial. Segundo a Dra. Wanda Horta, enfermagem é “a ciência e a arte de assistir o ser humano (indivíduo, família e comunidade), no atendimento de suas necessidades básicas”.

Está profissão tão importante em nossas vidas, no entanto, ainda não tem o reconhecimento devido por parte dos governos e entes privados.

A luta pelo piso e pelo reconhecimento deve ser a nossa  luta constante.

Parabéns profissionais desta importante área da Saúde!!

Secretaria dos Trabalhadores do SUS
SINDISPREV/RS