SindisprevRS tem primeiro encontro com Ministro do Desenvolvimento Social

Na tarde desta terça-feira (19), representantes do SindisprevRS estiveram reunidos com o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Neste primeiro contato com o Ministro, que é gaúcho, foram apresentadas as preocupações da categoria com a situação atual do INSS, no que se refere à ida do mesmo para o Ministério do Desenvolvimento Social e o fim do Ministério da Previdência Social.

O SindisprevRS levou a Osmar Terra os encaminhamentos da última assembléia geral do INSS. Foram apresentadas a situação das condições e ritmos de trabalho, carreira, 30hs e metas através do modelo de gestão existente no INSS, que já está desgastado.

O sindicato reafirmou a inconformidade com o tratamento dispensado à categoria quando da edição da MP 739/16, que gera uma discrepância no tratamento às diferentes carreiras existentes no INSS. Também foi reiterada a necessidade do estabelecimento de negociações quanto à pauta de reivindicações da categoria.

Em resposta, o Ministro destacou sua trajetória como servidor do extinto INAMPS e afirmou que entende a necessidade da valorização do serviço público e dos servidores, bandeira que sempre defendeu enquanto gestor. Quanto a sua primeira declaração sobre o sub aproveitamento do INSS, Terra disse ter sido mal interpretado e que, na realidade, se referiu ao espaço físico existentes em muitas agências, citando como exemplo a agência de Santa Rosa/RS, onde o prédio conta com três andares, mas somente o 1º andar é utilizado.

O Ministro afirmou também que sua diretriz é a preservação da identidade cultural do INSS. Terra disse ter visitado agências pelo país e o sentimento relatado pelos presentes na reunião traduzia a impressão que teve durante essas visitas. No que se refere à MP 739/16, Osmar Terra afirma ser uma medida emergencial do governo e não passou mais informações sobre o tema.

Em termos práticos, o SindisprevRS solicitou outra reunião, dessa vez com a federação representativa da categoria, a Fenasps, para aprofundar a discussão sobre a situação atual do INSS, para tratar da jornada de trabalho e da carreira nos termos do comitê gestor. O Ministro se comprometeu a realizar o encontro, que ainda não tem a confirmação de data para ocorrer, mas a expectativa é de que deverá ocorrer na próxima semana.

Os representantes do SindisprevRS avaliaram o primeiro contato como positivo, mas afirmam que é preciso manter a mobilização em defesa da pauta de reivindicações.