Trabalhadores da ANVISA entram em greve na segunda-feira (16)

Os trabalhadores federais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária entram em greve a partir desta segunda-feira (16) por tempo indeterminado. A declaração de greve já foi comunicada ao Ministério do Planejamento, em Brasília. Cerca de 2.400 trabalhadores devem aderir à paralisação. Ficarão restritos os serviços em portos, aeroportos e fronteiras.

No Rio Grande do Sul, a fiscalização de mercadorias será afetada em locais como o Aeroporto Internacional Salgado Filho, onde serão canceladas as inspeções de aeronaves, podendo causar possíveis atrasos de vôos. Também não será emitido o certificado internacional de Febre Amarela. Já no portos, os trabalhadores realizarão piquetes em Uruguaiana, São Borja e em Rio Grande.

Os trabalhadores da ANVISA reivindicam a recomposição salarial de 22,08%, plano de carreira, reabertura e reestruturação de postos fechados por falta de pessoal e concurso público. Aqui no Estado, hoje, há menos de cem servidores. No Brasil, o déficit chega a 5 mil trabalhadores. No país, 90% dos funcionários da agência estão aptos a se aposentar.

A categoria repudia a decisão do governo federal em autorizar que clínicas particulares emitam certificados de vacinação para as pessoas que saírem do país. Esta atribuição é de exclusividade da ANVISA.