Trabalhadores da Fugast chamam assembléia com indicativo de greve

Marcada para a próxima terça-feira (15), na sede do Sindisprev-RS, a Assembléia dos trabalhadores da Saúde tem indicativo de greve de 48 horas. Os profissionais terceirizados em Unidades Básicas de Saúde, Hemocentro, Hospital São Pedro, Hospital Presidente Vargas e outros órgãos estiveram reunidos, nesta sexta-feira (11), com o Executivo. O vice-governador, Beto Grill, e o secretário da Saúde, Ciro Simoni, disseram que será feito um estudo jurídico criterioso para que se viabilize a integração dos trabalhadores da Fundação Riograndense de Gastroenterologia (Fugast) nos quadros do Estado. No entanto, essa mesma proposta já havia sido feita em outra ocasião pelos próprios funcionários.

“Há morosidade por parte do Estado. A proposta de emenda já havia sido encaminhada à Casa Civil. Continuamos reivindicando, imediatamente, a manutenção do emprego de técnicos, enfermeiros, médicos e outros profissionais. Um gesto dos executivos nesse sentido seria fazer justiça com os trabalhadores e respeito à população que depende do SUS”, disse Joel Soares, diretor do Sindisprev-RS. De acordo com Soares, mesmo que o governo municipal esteja chamando um edital para contratação emergencial no Hospital Presidente Vargas, tal medida é apenas um paliativo diante do que precisa ser resolvido.