Trabalhadores da Saúde de Osório denunciam assédio moral e precarização dos serviços

Na terça-feira da última semana, dia 19 de abril, no município de Osório, trabalhadores municipais da Saúde reuniram-se para denunciar suas dificuldades estruturais que limitam o bom atendimento à população. Além disso, o encontro serviu para organização dos servidores que vêm sofrendo com o Assédio Moral. A diretoria colegiada do Sindisprev-RS para ampliar as possibilidades de conquistas em torno de suas reivindicações.

Os cerca de mais de 40 colegas que compareceram à reunião denunciaram que as chefias, em sua maioria cargos de confiança, usam e abusam de prerrogativas políticas e maquiavélicas para destilar situações que se traduzem em Assédio Moral em nome do Prefeito e suas assessorias.
No encontro foi questionado sobre a quantia de Cargos de Confiança que atuam no município, além dos gastos do orçamento municipal com o pagamento de aluguéis para diversas secretarias que foram criadas ou ampliadas. Essas questões, de alguma forma, retraem significativamente os repasses financeiros para os hospitais, fazendo com que se torne urgente uma auditoria na secretaria municipal de Saúde de Osório e a prestação de contas da mesma.  Os trabalhadores também exigem a revisão e prestação de contas quanto ao Fundo de Aposentadoria dos Servidores Públicos Municipais.

Para os encaminhamentos foram deliberadas a seguintes propostas:
– instalação de mesa de negociação com os trabalhadores da Saúde de Osório;
– continuidade do processo de mobilização encaminhado pelos trabalhadores da Saúde de Osório ao SINDISPREV-RS e a FENASPS;
– continuidade de uma pauta de reivindicação, com a Revogação da Lei 070/2011, que trata do reajuste mensal do IGP-M, revogação da Lei 183/2011, de 24 de dezembro de 2010, que trata da redução e suspensão do índice de insalubridade dos servidores municipais da saúde;
– ampliação de direitos trabalhistas; e que qualquer alteração se dê através do diálogo franco com os trabalhadores;

Por fim, a ampla maioria dos trabalhadores deliberou que os trabalhadores municipais da Saúde de Osório se filiarão ao SINDISPREV-RS.

Diretoria Colegiada do SINDISPREV-RS