Trabalhadores da saúde e do município protestam e exigem a demissão do secretário Casartelli

No começo da manhã, desta quarta-feira (05), servidores municipais da saúde, entre eles os federais representando o SINDISPREV-RS, se reuniram em frente à Secretaria Municipal de Saúde em Porto alegre, para protestar contra a falta de verbas para o setor, o fim das privatizações, a utilização de verbas da destinadas a Copa do Mundo para a saúde e o atendimento das reivindicações dos municipários que estão em campanha salarial. Os manifestantes exigiram também a demissão imediata do secretário municipal da saúde Carlos Casartelli, após o secretário determinar o corte do adicional de insalubridade dos servidores, mesmo com a decisão do governo de anular a medida do secretário. Além disso, os servidores discordam da política implementada na Secretaria, como as terceirizações e a criação do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família.
Logo após, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas do centro da Capital. Durante o percurso foi distribuída carta aberta à população explicando e denunciando a situação e o descaso dos governos com a saúde pública no país.
Depois da passeata os trabalhadores reuniram em frente à prefeitura municipal de Porto Alegre, onde foi realizado ato público, exigindo do prefeito José Fortunati o atendimento das reivindicações dos trabalhadores do município e exigindo verbas para a saúde, condições de trabalho e atendimento à população.