51 3284-1800

SindisprevRS OF

Trabalhadores debatem crise na saúde

COMPARTILHE:

Na tarde desta quinta-feira (3/12), realizou-se no auditório do SINDISPREV-RS o debate – Crise na Saúde – 20 Anos de SUS. Os palestrantes foram o médico Lucio Barcelos, que atualmente é vereador em Porto Alegre e Sônia Bonifácio, técnica de enfermagem do Postão 3, da Vila Cruzeiro na Capital e representante do SINDISPREV-RS no Conselho Municipal de Saúde. Dinara Fraga Del Rio, diretora do SINDISPREV-RS, coordenou os trabalhos.

O vereador Lúcio Barcelos, explicou durante sua intervenção que é preciso inverter a lógica dos investimentos na saúde pública, para dar um fim à crise crônica no setor, ou seja, os governos têm que repassar as verbas só para a saúde, ao contrário do que é feito atualmente. Lúcio disse ainda, que se for para apoiar a votação da Emenda 29, que prevê mais recursos para o setor, só se for para investimentos na saúde pública.

A outra palestrante, Sônia Bonifácio, disse que a crise no setor é conseqüência da relação entre gestor, servidores e usuários, ou seja, tanto servidores como usuários não tem acesso a informação da distribuição destas verbas. O gestor criou uma fachada de atendimento, o que na verdade não corresponde aos anseios da população. Diferentemente da visão governamental, Sônia disse que o governo deveria investir totalmente a verba da saúde no setor público e não distribuir mais de 70% dos recursos do setor para a iniciativa privada, que só visa o lucro e em contrapartida financia a corrupção.

Durante a atividade foram expostas fotos com uma retrospectiva de atividades do SINDISPREV-RS, mostrando a realidade das condições de trabalho, atendimento e a luta de resistência dos trabalhadores do setor em defesa da saúde pública nos últimos 20 anos.

No final o plenário aprovou realizar um grande debate envolvendo as entidades representativas do setor da saúde; Lutar por um plano de carreira único e por um piso nacional para os trabalhadores do SUS e, melhoria nas condições de trabalho e atendimento à população.

Secretaria dos Trabalhadores do SUS – SINDISPREV-RS

 

Imagens

CONTEÚDOS