Trabalhadores e usuários unidos na luta pela Saúde Pública de qualidade

Os trabalhadores de Saúde e do INSS madrugaram hoje para lutar por melhores condições de trabalho. Desde as 5h, estão conversando com a população e distribuindo uma carta aberta em que denunciam o descaso dos governos com o serviço público, em atividades que se estenderão em diversos locais de Porto Alegre. O Dia Nacional de Lutas foi organizado pelo SINDISPREV-RS em conjunto com a FENASPS.

Primeiro estiveram na Vila Cruzeiro, onde conversaram com os usuários no PACS e no Centro de Saúde. No fim da manhã, uma comissão do sindicato, representando os trabalhadores da Saúde, levou as reivindicações da categoria ao coordenador regional do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Luís Carlos Batista. Apesar de insistir que o foco da luta deveria ser o governo municipal, ele se comprometeu a encaminhar ainda hoje o material ao ministério em Brasília.

Os trabalhadores reivindicam carga horária de 30 horas semanais; melhores condições de trabalho; reajuste condizente com o serviço desempenhado, com aumento salarial real; incorporação das gratificações; piso salarial único; contratação de mais profissionais através de concurso público; maior investimento em infra-estrutura.

Funcionários do HPV também fizeram manifestação na rua Garibaldi, tendo com reivindicação principal a melhoria e adequação da estrutura de trabalho. Com condições de trabalho dignas e material adequado, os profissionais podem oferecer um serviço de maior qualidade à população.

Ainda dá tempo, junte-se à mobilização. Trabalhadores e cidadãos usuários unidos na luta pela Saúde Pública e de qualidade.