Trabalhadores exigem: CPI da Previdência já!

cpi_070709.jpg
Servidores em greve colhem assinaturas pela CPI da Previdência

Hoje à tarde em Porto Alegre foi feito o lançamento da Campanha ‘CPI JÁ’. O movimento tende a ganhar força com a realização de um abaixo-assinado, para que seja realizada uma CPI para investigar as contas da Previdência.
O lançamento que estava marcado na Esquina Democrática foi cancelado devido à chuva, mas os servidores em greve dirigiram-se até a Assembléia Legislativa, juntando-se ao ato dos funcionários públicos estaduais.
Enquanto dois locais de coleta de assinatura foram colocados nas entradas do prédio, no Auditório Dante Barone o diretor do SINDISPREV-RS, Giuseppe Finco, participou dos debates, ressaltando a importância de uma CPI, para esclarecer à população o destino do dinheiro arrecado na Previdência Social, que bateu recorde este ano.
Essa campanha, lançada nacionalmente, não é apenas dos funcionários do INSS, mas de todos os contribuintes. Pessoas que trabalham a vida inteira pagam impostos, e quando precisam do dinheiro, enfrentam uma dura batalha para obterem o que é seu, de direito. O diretor do sindicato ainda acrescentou: ’’todos sabemos que o dinheiro está em obras do PAC e pagamento da dívida externa, mas o dinheiro é do trabalhador e deve ser usado para ele’’. Ao finalizar seu discurso demonstrou o apoio da categoria aos funcionários públicos com a palavra de ordem: ’’fora Yeda’’.

Confira o manifesto do movimento pela CPI da Previdência

Manifesto da Campanha pela instalação da CPI da Previdência

A Previdência Social brasileira é a maior distribuidora de renda da América Latina, pois concede benefícios para mais de 25 milhões de brasileiros. Os recursos arrecadados formam um ‘Pacto de Gerações’: aquele que contribui hoje paga os benefícios daqueles que o fizeram por 25, 30, 35 anos, ou até mais, e conquistaram, na aposentadoria, o direito ao merecido descanso. Além disso, é responsável pela manutenção da economia de aproximadamente 80% dos municípios através do pagamento dos seus benefícios.
Desde 1958 até hoje nunca houve uma Prestação de Contas dos recursos arrecadados pela Previdência Social, mas é de conhecimento público que esses recursos financiaram a construção de Brasília Transamazônica, Itaipu, Angra dos Reis, Ponte Rio-Niterói e entre outras. Também, foram concedidas anistias e parcelamento a grandes empresas, o que acarretou prejuízos. Como se observa, os recursos da Previdência Social foram utilizados para os mais variados fins, e quem sofre são os trabalhadores aposentados e pensionistas, com a redução brutal de seus salários através do fator previdenciário e defasados através de sucessivos reajustes com índices inferiores ao do salário mínimo.
Desta forma viemos questionar: é lícito financiar obras públicas com os recursos previdenciários, ou anistiar os grandes devedores da Previdência? Para nós não! Esse dinheiro não é do governo, e sim do povo brasileiro.
O trabalhador precisa saber o montante arrecadado nos últimos 50 anos e seu respectivo destino. Já passou da hora de que se apresente uma Prestação de Contas para a sociedade. Porém, com discurso mentiroso, há décadas o governo alega que a Previdência é deficitária. Queremos saber a razão do governo em não abrir esta caixa-preta!
Por conta disso, a FENASPS lança uma campanha de Abaixo-Assinado para exigir a instalação de uma CPI Mista, que investigue as Contas da Previdência.

Fonte: Imprensa SINDISPREV-RS