Trabalhadores federais da saúde no RS entram em greve a partir de segunda-feira

Os servidores federais da saúde no Rio Grande do Sul realizaram nesta quarta-feira (20), no prédio do Brasiliano de Moraes onde funciona o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Porto Alegre, uma reunião para deliberar sobre o indicativo de greve aprovado durante a Plenária Nacional da Fenasps, no último dia 16 em Brasília, quando os trabalhadores da Seguridade Social de todo o país aprovaram greve no setor a partir de 20 de junho.

Cumprindo a deliberação da FENASPS, os trabalhadores federais no RS decidiram durante a reunião, entrar em estado de greve a partir de hoje e, na segunda-feira, 25, aderir à greve nacional da categoria.

Ceará e Distrito Federal parados Os trabalhadores federais da saúde do Ceará e do Distrito Federal estão paralisados desde o dia 18. Em Brasília, o prédio sede do Ministério da Saúde, bem como o prédio anexo, está fechado desde segunda-feira passada, quando foi decretada a greve.

Segundo a diretora do SINDISPREV-RS, Dinara Fraga Del Rio, “Os servidores não tinham outra opção senão aderir ao movimento nacional de greve, já que sucessivamente o governo da presidente Dilma tem negado atender as reivindicações da categoria.”.

Em todo o país os trabalhadores federais da saúde estão realizando assembléias por estados para decidir a adesão ao movimento. Segundo a direção da FENASPS, já na próxima segunda-feira, diversos estados estarão aderindo à greve.

A categoria reivindica reajuste de 22,08%, equiparação com as tabelas da Carreira do Seguro Social, garantia de 30 horas semanais para todos, fim do assédio moral e condições de trabalho e atendimento à população.