Três mil marcham na Esplanada dos Ministérios contra medidas temerosas do governo

Mais de três mil trabalhadores e estudantes marcharam pela Esplanada dos Ministérios na tarde desta quinta-feira, 16 de junho, seguindo a programação do Dia Nacional de Lutas convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Da Fenasps, participaram representação dos sindicatos de PA, PR, SC e SP e das oposições sindicais da BA e do DF. Enfrentando um forte sol na capital federal, os trabalhadores percorreram o trecho entre o Museu Nacional e o Ministério da Educação, fazendo uma saudação aos trabalhadores rurais que se reuníam no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e uma breve parada em frente ao Ministério do Planejamento.

Dentre as principais bandeiras de luta estavam a revogação imediata das Medidas Provisórias (MPs) 726 e 731, ambas de 2016, que extinguem e aglutinam vários ministérios e acabam com várias funções de chefias e cargos comissionados, respectivamente. Os trabalhadores também pediram a aprovação urgente do Projeto de Lei da Câmara n° 33 (antigo PL 4250/2015), fruto dos acordos de greve assinados em 2015 e gritaram palavras de ordem contra o presidente interino Michel Temer e todos corruptos, pedindo eleições gerais.

Ocupação no ex-MTPS, em Brasília, e em várias APS Brasil afora
A Fenasps também marcou presença na ocupação, por cerca de dois mil trabalhadores, do prédio onde era sediado o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), em Brasília, onde ficam os ministérios do Trabalho e da Fazenda. Em suas grande maioria rurais, os trabalhadores carregavam em suas bandeiras mensagens contra o fim dos ministérios da Previdência e do Desenvolvimento Agrário, também desmontado por medida do governo de Michel Temer, que junto-o com o Ministério de Desenvolvimento Social.

Em diversas partes do país também ocorreram ocupações em Agências da Previdência Social (APS) e Gerências Executivas do INSS (GEX), nos estados SC – PR – SP – DF – SE – PE – AL – RN – CE – PI – AM – RS – BA – PB – RJ – GO-PA. Durante o dia aproximadamente 100 APS estiveram ocupadas nacionalmente hoje.

Não recebemos ainda informações do AP – AC – RO – MT – MS –TO – MA. Ainda assim, o dia 16 de junho está marcado como o maior movimento de ocupação das unidades do INSS em todo o país.

Com informações da Fenasps.