UBS Sarandi suspende consultas de Odontologia por falta de dentistas

O setor de odontologia da Unidade Básica de Saúde do Sarandi, zona norte de Porto Alegre, foi fechado nesta quinta-feira (16). Para surpresa dos funcionários, o dentista e um auxiliar de odontologia foram convocados para trabalhar no Censo da Saúde Bucal. O RS é um dos únicos estados que ainda não encaminhou ao governo federal a pesquisa. “Beira ao ridículo. Cerca de 25 mil pessoas da comunidade estão sem saúde bucal por falta de profissionais que vão servir a uma atividade burocrática”, revelou uma servidora federal que trabalha no posto.

Na UBS Sarandi (Avenida Francisco Pinto da Fontoura, 341), onde há também o atendimento de Clínico-Geral, Ginecologia e Pediatria, os pacientes que tinham agendamento marcado para odontologia estão sendo avisados do cancelamento das consultas. “Aqui, estamos sobrecarregados. Dos nove auxiliares de enfermagem que tínhamos, restaram apenas três”, disse uma funcionária que fez a denúncia ao Sindisprev-RS. “Queremos uma explicação da prefeitura de Porto Alegre. É irracional deixar a população de lado por conta de uma pesquisa. Há tempos, a UBS do Sarandi sofre com a falta de funcionários”, lembra Vera Kollet, diretora do sindicato.