Unidade dos trabalhadores da Saúde leva dois mil às ruas

A unidade entre os trabalhadores municipais e municipalizados levou cerca de dois mil servidores às ruas, nesta quarta-feira (10). A paralisação iniciou à zero hora de hoje, e tem como principal pauta de reivindicação a manutenção da jornada de 30 horas semanais. O prefeito José Fortunati pretende ampliar a jornada dos servidores, dando-lhes míseras gratificações, quando as 30 horas é um direito histórico, conquistada há quase dez anos.

Sem contratar novos funcionários – através de concursos públicos, o prefeito Fortunati pretende explorar ainda mais a categoria, fazendo trabalhar a mais, em péssimas condições, tanto de trabalho quanto de atendimento à população que usufrui dos serviços públicos, em Porto Alegre.

As atividades do dia de paralisação iniciaram com assembleia, pela manhã desta quarta-feira, na Igreja Pompéia. A assembleia reuniu dois mil servidores municipais e municipalizados da saúde porto alegrense, e discutiu as reivindicações da categoria como o fim da implantação do Instituto de Estratégia e Família (IMESF), o qual privatiza o SUS, pelo gerenciamento da saúde pública através de fundação.

Após a assembleia, os trabalhadores marcharam em direção à Prefeitura Municipal, onde realizaram um ato público e almoço unitário. Os trabalhadores seguiram no paço Municipal, com atos durante a tarde. As atividades serão encerradas às 17h, com uma audiência entre o Prefeito e as entidades sindicais representativas do SUS.

Segundo a diretoria colegiada do SINDISPREV-RS, esta paralisação foi muito importante para mostrar à população o descaso que os trabalhadores e a saúde pública vem sofrendo, desde os ataques trabalhistas até a precariedade que se encontram os postos de trabalho. É muito importante que continuemos juntos nessa luta, pois somente com mais investimentos no SUS, com contratações via concurso público, fim do assédio moral, fim da precarização das condições de trabalho, e fim irrestrito de toda forma de privatização é que os trabalhadores e a população poderão continuar tendo um ambiente digno de trabalho e atendimento. À luta, companheiros!